Reflexões iniciais sobre a paratopia criadora na obra “O Grifo de Abdera” de Lourenço Mutarelli
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.154190Palavras-chave:
Paratopia criadora, Discurso literário, Autoria, Lourenço Mutarelli, Literatura brasileiraResumo
Neste artigo propomos o que chamamos de reflexões iniciais sobre a obra de Lourenço Mutarelli. Fazemos uma breve análise de “O Grifo de Abdera” (Companhia das Letras, 2015), a partir do conceito de paratopia criadora desenvolvido por Dominique Maingueneau (2006), para o estudo do discurso literário dentro da vertente francesa da análise do discurso. Ao analisarmos os três personagens principais desta obra de ficção brasileira, delineamos as três instâncias de autoria (escritor, inscritor e pessoa), tidas como constituintes da ação criadora, em cada um destes personagens. Ao final da análise podemos verificar a possibilidade de realmente entender estes personagens como autores em diferentes estágios.
Downloads
Referências
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. São Paulo: Contexto, 2006.
MUTARELLI, Lourenço. O Grifo de Abdera. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SALGADO, Luciana Salazar. Escritura e leitura, elementos da autoria. In: RIBEIRO, A. E.; VILLELA, A. M. N.; SOBRINHO, J. C.; SILVA, R. B. da. Leitura e escrita em movimento. São Paulo: Peirópolis, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Vitoria Ferreira Doretto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.