Uma leitura de O Grifo de Abdera de Lourenço Mutarelli como realidades múltiplas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2020.165663Palavras-chave:
Lourenço Mutarelli, Literatura brasileira, História em quadrinhos, Performance, FicçãoResumo
No romance O Grifo de Abdera, o autor Lourenço Mutarelli traz para primeiro plano da narrativa um jogo de múltiplas identidades que se relacionam de modo conflituoso, mas nem por isso menos produtivo. Em uma mescla de realidade e ficção, Mutarelli propõe que ele não passa de um personagem criado por um escritor que não gosta de aparecer, interpretado por um ator. A partir disso, a carreia literária e quadrinística de Mutarelli é revisitada do ponto de vista da ilusão e da farsa, a partir de seus biografemas. Além dessa expansão da ficção para realidade (e de volta à ficção), há também um longo trecho do romance em história em quadrinhos, além de atos performáticos, o que conduz a multiplicação das realidades a partir da ficção.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A Preparação do Romance: Volume II. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2005.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2012.
BROERING, Pedro Franz. Incidente em Tunguska. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
CARNEIRO, Maria Clara. Luto e Escritura em A Câmara Clara de Roland Barthes. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
CASTANHO, Renata Manoni de Mello. 'Fechem este maldito livro': a insuficiência da escrita em O grifo de Abdera. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. 2 ed. Trad. Teresa Otoni. São Paulo: Jorge Zahar Editora, 2002.
FOUCAULT, Michel. “O que é um autor?”. In: Ditos e escritos III - Estética: música e literatura, pintura e cinema. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009, pp. 64-298.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GIDE, André. Os Moedeiros Falsos. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
GROENSTEEN, Thierry. O Sistema dos Quadrinhos. Trad. Érico Assis e Francisca Ysabelle Manríquez Reyes. Nova Iguaçu: Marsupial, 2015.
GUSMAN, Sidney (org.). Universo HQ Entrevista. Belo Horizonte: Nemo, 2015.
ISABELINHO, Domingos. Comics’ Expanded Fields and Other Pet Peeves. Hooded Utilitarian, 12 ago. 2011. Disponível em: <https://www.hoodedutilitarian.com/2011/08/comics-expanded-field-and-other-pet-peeves/>. Acesso em: 25/04/2020.
KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Petê Rissatti. São Paulo: Autofágica, 2019.
KRAUSS, Rosalind. A Escultura no Campo Ampliado. Arte e Ensaios (UFRJ), Rio de Janeiro, n. 17, pp. 128-137, 2008. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae17_Rosalind_Krauss.pdf>. Acesso em 07/01/2020.
LEJEUNE, Philippe. O Pacto Autobiográfico: de Rousseau à Internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes; Org. de Jovita Maria Gerheim Noronha. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
MOTA, Lia Duarte. Performance em O Grifo de Abdera, de Lourenço Mutarelli. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea (UFRJ), Rio de janeiro, v. 8, n. 16, pp. 141-158, 2016. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/flbc/article/view/17321>. Acesso em 09/01/2020.
MUTARELLI, Lourenço; MOREIRA, Flavio; COSTA, Olavo; SAIKI, Fernando. O Astronauta ou Livre Associação de um Homem no Espaço. Campinas: Zarabatana, 2010.
MUTARELLI, Lourenço... [et al.]. O Grifo de Abdera. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MUTARELLI, Lourenço. A Arte de Produzir Efeito Sem Causa. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MUTARELLI, Lourenço. A Caixa de Areia ou Era Dois em Meu Quintal. São Paulo: Devir, 2006.
MUTARELLI, Lourenço. Capa Preta. São Paulo: Comix Zone, 2019.
MUTARELLI, Lourenço. Diomedes. São Paulo: Quadrinhos na Cia., 2012.
MUTARELLI, Lourenço. Eu Te Amo Lucimar. São Paulo: Vortex, 1994.
MUTARELLI, Lourenço. “Mutarelli em Serigrafia”. Estúdio Invertido. Curitiba: 30 out. 2015b. Disponível em: <http://estudioinvertido.com.br/mutarelli-em-serigrafia/>. Acesso em: 12/01/2020.
MUTARELLI, Lourenço. O Cheiro do Ralo. São Paulo: Devir, 2002.
MUTARELLI, Lourenço. O Filho Mais Velho de Deus e/ou O Livro IV. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
MUTARELLI, Lourenço. O Natimorto: Um Musical Silencioso. São Paulo: DBA, 2004.
MUTARELLI, Lourenço. O Natimorto: Um Musical Silencioso. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MUTARELLI, Lourenço. O Teatro das Sombras. São Paulo: Devir, 2007.
MUTARELLI, Lourenço. Quando Meu Pai Se Encontrou Com o ET Fazia um Dia Quente. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MUTARELLI, Lourenço. Transubstanciação. São Paulo: Dealer, 1991.
MUTARELLI, Lourenço. Transubstanciação. 2 ed. São Paulo: Devir, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.