Entre o quintal e o terreiro: Vieira da Silva no portão da infância de Cecília Meireles
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.194180Palavras-chave:
Cultura Popular, Literatura Brasileira, Artes visuais, ModernismoResumo
'Olhinhos de Gato', livro de caráter autobiográfico de Cecília Meireles, foi publicado pela primeira vez em capítulos, entre 1938 e 1940, na revista portuguesa 'Ocidente'. Em correspondência com o poeta açoriano Armando Côrtes-Rodrigues, na década de 1940, Cecília comenta que o livro seria publicado no Brasil com ilustrações da artista portuguesa, então radicada no país, Maria Helena Vieira da Silva. Não se sabe por que motivo a publicação não aconteceu, mas, na fundação que guarda parte do acervo da artista, em Portugal, a série de seis nanquins e um guache intitulada Souvenir de Cecília indica que a artista realizou ilustrações para a obra. Vistos de forma conjunta, texto e imagens mostram tanto as ressonâncias da relação entre as artistas quanto o interesse de Cecília pela chamada “cultura popular”, em um contexto de valorização desta. Nesse sentido, o artigo propõe, a partir dessa leitura, abordar tanto os interesses de Cecília em jogo nessa publicação quanto o modo como eles reverberam no trabalho e na experiência de Vieira da Silva no Brasil.
Downloads
Referências
ABREU, Joana Cavalcanti de. Entre os símbolos e a vida: poesia, educação e folclore. In: In: CECÍLIA MEIRELES: a poética da educação/organização: Margarida de Souza Neves, Yolanda Lima Lôbo, Ana Chrystina Venancio Mignot. Rio de Janeiro: Ed.PUC-Rio: Loyola, 2001.p.211-232.
CONDURU, Roberto. Arte Afro-Brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.
HALKIAS, M. Les yeuxs de la mémoire: the paintings of Maria Helena Vieira da Silva. Tese (doutorado) - University of St Andrews, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, St. Andrews, 2009.
GOMES, Jennifer Pereira. Olhinhos de nuvens: infância e solidão na prosa de Cecília
Meireles. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza, 2014.
MEIRELES, Cecília. Batuque, Samba e Macumba: estudos de gestos e de ritmo. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2003.
MEIRELES, Cecília. Olhinhos de gato. São Paulo: Editora Moderna, 1980.
MEIRELES, Cecília. A lição do poema: cartas de Cecília Meireles a Armando Côrtes-Rodrigues. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1998. (organização e notas Celestino Sachet)
MEIRELES, Cecília. Samba, Batuque e Macumba. Revista Mundo Português – Edição especial. Lisboa, 1935.
MENEZES NETO, Hélio Santos. Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira. 2018. Tese (doutorado) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2018.
MURICY, Andrade. Meia hora com Cecília Meireles e Correia Dias. Festa. N.7, 2ª fase, Rio de Janeiro, mar. 1935.
PEREIRA, Amanda Reis Tavares. Ressonâncias entre Cecília Meireles e Maria Helena Vieira da Silva: Encontros Prodigiosos. 2017. Tese (doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.
PEREIRA, Amanda Reis Tavares. A etnografia poética de Correia Dias: um passeio pela tradição indígena de sua piscina mítica. 1920, Rio de Janeiro, v. X, n. 1, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/uah1/artp.htm. Acesso em: 22 jan. 2022.
VIEIRA, Ana Paula Leite. Cecília Meireles e a educação da infância pelo folclore. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. 2013. Orientador: Martha Campos Abreu.
VIEIRA DA SILVA; SZENES, Árpad. Anos 30-40. Carvalho, Armando da Silva (org). Lisboa Galeria EMI Valentim de Carvalho, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Amanda Reis Tavares Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.