"Vozes d'África": uma oração literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2023.206017

Palavras-chave:

Castro Alves, Vozes d'África, Lamento, Escravização, Elegia

Resumo

Partindo do estudo de Hermann Gunkel, cuja finalidade era mapear as etapas composicionais da representação literária da oração (ato de fé), tentaremos demonstrar como Castro Alves, em seu poema “Vozes d'África”, obedece e/ou transgride o percurso narratológico gunkeliano. Apresentaremos como a adesão do poeta brasileiro a um modelo bíblico fez parte de um plano didático, cujo objetivo era atingir uma camada da sociedade que estava doutrinada por uma exegese bíblica que legitimava a escravização do povo africano. Em seu plano, no entanto, Castro Alves utiliza a fonte primária de tal exegese, isso é, os mitemas judaico-critãos, para demonstrar o absurdo por trás da escravização.  

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Biografia do Autor

  • Raquel Abuin Siphone, Universidade de São Paulo

    Raquel Siphone é graduada em Letras (2021) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com período sanduíche (2020) na Faculdade de Filologia da Universidade Estatal de Moscou (FILFAK-MGU). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada (PPG TLLC) da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2023-06-30

Dados de financiamento

Como Citar

Siphone, R. A. (2023). "Vozes d’África": uma oração literária. Opiniães, 22, 398-413. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2023.206017