A leitura e a figura do leitor na literatura de Machado de Assis: pontes para o letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2023.208021Palavras-chave:
Machado de Assis, Leitura, Letramento literário, Leitor, ContosResumo
O presente trabalho visa analisar a figura do leitor em contos de Machado de Assis, com o intuito de compreender como o leitor é entendido na literatura machadiana e, assim, pensar possíveis caminhos para o letramento literário de estudantes da Educação Básica. Inicialmente, realizamos uma breve análise sobre a formação leitora no Brasil. Em seguida, refletimos sobre a relação texto, autor e leitor, a formação subjetiva dos leitores e analisamos diferentes perfis de leitores presentes em três contos machadianos: Miss Dollar; Linha reta, linha curva; Ex Cathedra. Por fim, fizemos algumas considerações críticas sobre a formação do leitor literário em sala de aula e o processo de letramento literário. Como base teórica para a compreensão do leitor e do letramento literário, recorremos a Jouve (2002), Cosson (2021), Rouxel (2013) e Langlade (2013). Para os estudos do leitor nos contos machadianos nos apoiamos em Guimarães (2012) e Zilberman (1996). Assim, foi possível perceber a consciência do escritor no que diz respeito à participação ativa do leitor no processo de leitura, como construtor dos sentidos da obra; o caráter subjetivo da atividade leitora; as muitas facetas dos sujeitos leitores; e a leitura como instrumento de construção dos indivíduos.
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