Introdução ao misticismo na ficção de Campos de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2024.222634Palavras-chave:
Campos de Carvalho, Misticismo, Tempo, Autoconhecimento, SalvaçãoResumo
O artigo apresenta um estudo sobre a faceta mística da ficção de Campos de Carvalho. Contempla panoramicamente sete narrativas, Tribo, A lua vem da Ásia, “Os trilhos”, Vaca de nariz sutil, A chuva imóvel, O púcaro búlgaro e Espantalho habitado de pássaros. Demonstra, ao longo desse corpus, traços qualificáveis de místicos. A faceta mística aqui destacada nas obras do autor é entendida mediante um contraste com a religiosidade convencional, e é caracterizada pela busca de autoconhecimento. Essa busca é acompanhada por um sentimento de estranhamento perante o mundo, retratado como um âmbito marcado pelo tempo e pela morte. Em acréscimo, atrela-se a esses dois traços um desejo de transcendência que, em várias dessas narrativas – por exemplo, Vaca de nariz sutil, A chuva imóvel e O púcaro búlgaro –, relaciona-se a uma união com o feminino, a uma “salvação terrestre pela mulher”.
Downloads
Referências
ALEXANDRIAN, Sarane. História da filosofia oculta. Tradução: Carlos Jorge Figueiredo. Lisboa: Edições 70, 1983.
BAUM, L. Frank. O mágico de Oz. Tradução: Luis Reyes Gil. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BRETON, André. Arcano 17. Tradução: Maria Teresa de Freitas e Rosa Maria Boaventura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.
CARVALHO, Campos de. Tribo. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti, 1954.
CARVALHO, Campos de. A lua vem da Ásia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.
CARVALHO, Campos de. Os trilhos. In: Revista Senhor, Ano II, n. 11, jan. 1960, pp. 67-70.
CARVALHO, Campos de. Vaca de nariz sutil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1961.
CARVALHO, Campos de. A chuva imóvel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.
CARVALHO, Campos de. O púcaro búlgaro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.
CARVALHO, Campos de. Espantalho habitado de pássaros. In: Vários autores. Os Dez Mandamentos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
CAVALCANTI, Augusto Guimaraens. Campos de Carvalho contra a lógica (uma viagem ensaística em torno de O púcaro búlgaro). Rio de Janeiro: 7Letras, 2019.
CORPUS HERMETICUM [obra de autoria desconhecida atribuída a Hermes Trismegisto]. Tradução, edição, introdução e notas de Américo Sommerman. São Paulo: Polar, 2019.
COSTA, Dalila L. Pereira da. O esoterismo de Fernando Pessoa. Introdução e posfácio: António Quadros. 5 ed. Porto: Lello Editores, 2018.
ECO, Umberto. Sobre a literatura. Tradução: Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2003.
FERREIRA, Arthur Barboza. A lua vem da Ásia de Campos de Carvalho como paródia de Viagem ao fim da noite de Louis-Ferdinand Céline. ALEA (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, pp. 119-131, jan./abr. 2023a. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/57676/31519. Acesso em: 25 jun. 2023.
FERREIRA, Arthur Barboza. O tempo gnóstico como fator estruturante de A lua vem da Ásia, de Campos de Carvalho. O eixo e a roda (UFMG), Belo Horizonte, v. 32, n. 1, pp. 32-47, 2023b. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/23463. Acesso em: 23 out. 2023.
GOLDMAN, Emma. Questão feminina. Tradução e organização: Gabriela Brancaglion. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2019.
GONÇALVES, Douglas Ferreira. Da Ásia à Bulgária: um caminho impossível. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2008.
HOELLER, Stephan A. Os arcanos maiores do tarô e a cabala (A estrada real). Tradução: Claudia Gerpe. 9. ed. São Paulo: Editora Pensamento, 1993.
MORAIS, Edevaldo Candido. Viagem ao desconhecido: desventuras na obra reunida de Campos de Carvalho. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, 2015.
PEREIRA, Angelo Balbino Soares. A teoria da metempsicose pitagórica. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2010.
PEREIRA, Roberval Alves. Campos de Carvalho: maldição e inocência. Feira de Santana: UEFS Editora, 2017.
PLATÃO. O banquete. Tradução, notas e comentários: Donaldo Schüler. Porto Alegre: L&PM, 2017.
SCHOLEM, Gershom Gerhard. A cabala e seu simbolismo. Tradução: Hans Borger e J. Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
SOMMERMAN, Américo. Introdução e notas. In: Corpus Hermeticum. São Paulo: Polar, 2019.
SPAREMBERGER, Alfeu. Campos de Carvalho: a subjetividade condicional. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arthur Barboza Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.