A presença do insólito na literatura policial e suas manifestações em Crimes à moda antiga: contos verdade, de Valêncio Xavier
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2024.222651Palavras-chave:
Literatura policial, Insólito, ContosResumo
Este artigo tem como objetivo principal discutir a presença do insólito na literatura policial. Embora, inicialmente, essa questão possa ser vista como problemática, levando em consideração que corresponde a um gênero bastante conectado à realidade, ela se sustenta pelo não entendimento do insólito apenas como um mero sinônimo de sobrenatural, mas sim como um termo capaz de abranger diversas narrativas que causem estranhamento por abordarem acontecimentos inusuais. Para entender melhor esse apontamento e aprofundar a discussão, analisaram-se as manifestações do insólito em Crimes à moda antiga: contos verdade, de Valêncio Xavier, um livro composto por oito contos que abordam oito casos criminais reais, ocorridos no Brasil no século XX. Para definir o conceito de insólito, o trabalho pautou-se nas contribuições de García (2007) (2014); e, para estudá-lo no gênero policialesco, nas ideias de Todorov (1981) e Lovecraft (2007). Assim, foi possível compreender que o insólito na literatura policial se constitui por meio da ambiguidade, ele é uma alusão ao sobrenatural, não uma confirmação dele. Portanto, essa vertente não abandona a verossimilhança e ainda realça a atmosfera de tensão das narrativas, ressignificando-as.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Paulo de Medeiros e. O mundo emocionante do romance policial. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1979.
ANTELO, Raúl. Febrônio, o monstro. Suplemento Literário de Minas Gerais. Belo Horizonte, n. 1321, pp. 27-31, jun. 2009.
BROWDER, Laura. True Crime. In: NICKERSON, Catherine. The Cambridge Companion to American Crime Fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. pp. 205-228.
BURSÍKOVÁ, Marika. Elements of the Metaphysical Detective Story Genre in the Work of Melville, Hawthorne and Poe. Brno: Masaryk University, Facult of Arts, 2012.
CÂMARA, Yzy Maria Rabelo et al. A arte imita a vida: a interface da mente criminosa de um serial killer na vida real e na literatura. Para onde a literatura vai: Anais do X Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. Fortaleza: UFC, v. 1, n. 5, pp. 8-16, 2015.
CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.
GARCÍA, Flávio. O “insólito” na narrativa ficcional: a questão e os conceitos na teoria dos gêneros literários. In: GARCIA, F. (org). A banalização do insólito: questões de gênero literário – mecanismos de construção narrativa. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007.
GARCÍA, Flávio. Entrevista com o professor Flavio García acerca da literatura insólita em língua portuguesa. [Entrevista concedida a] Bruno Anselmi Matangrano]. Revista Desassossego, on-line, v. 11, pp. 181-187, 2014.
GONÇALVES, Charlisson Mendes. A representação de Lúcifer: uma análise comparativa entre o conceito cristão e pagão. Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR. Umuarama, v. 31, n. 1, pp. 20-39, 2023.
LESZCZYNSKI, Taynara. Na cena do crime: intermídia, sensacionalismo e temporalidades anacrônicas nos contos de Valêncio Xavier e Boris Fausto. 2021. 148 f. Dissertação (Mestrado em Letras – Interfaces entre Língua e Literatura) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2021. Disponível em: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1542. Acesso em: 22 jul. 2024.
LOVECRAFT, Howard Phillips. Supernatural Horror in Literature. Oregon: Pulp-Lit, 2016.
MATANGRANO, Bruno Anselmi; TAVARES, Enéias. Fantástico brasileiro: o insólito literário do romantismo ao fantasismo. Curitiba: Arte & Letra, 2018.
PIGLIA, Ricardo. Sobre el género policial. In: Crítica y ficción. Buenos Aires: Lectulandia, 1986.
PUNNETT, Ian Case. Toward a Theory of True Crime Narratives. 2017. Tese (Doutorado em Jornalismo) – Arizona State University, Tempe, Estados Unidos da América, 2017.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981.
XAVIER, Valêncio. Crimes à moda antiga: contos verdade. São Paulo: PubliFolha, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Taynara Leszczynski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.