Expressões metarromanescas em Machado de Assis: o caso do Memorial de Aires
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2024.227319Palavras-chave:
Machado de Assis, Metarromance, Dissimulação, P. B. ShelleyResumo
O artigo propõe ecos de uma teoria do romance machadiana a partir das próprias obras românticas, tendo como foco seu romance derradeiro, o Memorial de Aires. Nesse sentido, após empreender revisão crítica sobretudo dos romances da Segunda Fase do autor, estabelecendo um diálogo entre estas obras e certas propostas de Schlegel, o artigo passa a analisar, tendo como foco a particularidade formal de um diário íntimo ficcionalizado (caso do Memorial), propostas acerca da própria concepção de ficção subjacente ao corpus machadiano. Engaja criticamente com a teoria de Blanchot acerca do diário íntimo e propõe uma leitura acerca das constantes citações a Shelley ao longo do romance, visando articular essa recorrência a uma maneira particularmente machadiana de lidar com questões como verdade, mentira, ficção e dissimulação.
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