Vencer por WO: notas para a herança em “Glória”, de Victor Heringer
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2025.233345Palavras-chave:
Victor Heringer, Desconstrução, HerançaResumo
Preocupando-se com o que um texto pode performar a partir de sua inteireza escrita, o trabalho relê passagens e evoluções espaço-temporais em Glória, de Victor Heringer, para chegar à conclusão segundo a qual o movimento textual exige uma inscrição da categoria do leitor em sua composição, para além de um entendimento de usos da ironia, da comicidade, entre outras figuras destacadas por parte de sua fortuna crítica. Esse problema, o da fortuna, se torna o ponto de parada neste exercício desconstrutivo, ao repensar a categoria do contemporâneo e da melancolia da análise de seu próprio tempo (pela ausência de fortuna crítica) apresentada como questão para parte dos textos relidos, para também ver Glória como um livro que é, ao mesmo tempo, uma leitura da herança e a herança em si.
Downloads
Referências
BARBOSA, Caleb Benjamim Mendes. Uma comédia sobre a tristeza: desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer. 202f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2023.
DEDERER, Claire. Monsters: a Fan’s Dilemma. Nova Iorque: Knopf Publishing Group, 2023.
DERRIDA, Jacques. Of an Apocalyptic Tone Recently Adopted in Philosophy. Tradução de John P. Leavey Jr. Oxford Literary Review, v. 6, n. 2, p. 3-37, 1984. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/43973661. Acesso em 27 maio 2025.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Tradução de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
DERRIDA, Jacques. De la grammatologie. Paris: Minuit, 2014.
DERRIDA, Jacques. Life Death. Tradução de Pascale-Anne Brault e Michael Naas. Chicago: University of Chicago Press, 2019.
FERREIRA, Valéria Rosito; CUNHA, Pedro Henrique. Solidão da personagem-paisagem na ficção de Victor Heringer. Terra roxa e outras terras, v. 43, n. 2, p. 52-64, 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p52. Acesso em: 27 maio 2025.
FILHO, Antônio Lopes. “Amei o Cosmim como você amou o seu primeiro amor”: a construção do afeto homoafetivo em O amor dos homens avulsos, de Victor Heringer. Revista Crioula, n. 24, p. 77-90, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2019.162225. Acesso em: 27 maio 2025.
FISHER, Ronald E. Has Mendel's Work Been Rediscovered? Annals of Science, v. 1, p. 115-137, 1936. Disponível em: https://digital.library.adelaide.edu.au/dspace/bitstream/2440/15123/1/144.pdf. Acesso em: 27 mai. 2025.
FONSECA, João Barreto da. A vida precária dos seres avulsos. In: OLIVEIRA, Luiz Manuel da Silva; OLIVEIRA, Paulo César Silva de; CARREIRA, Shirley de Souza Gomes (org.). Literatura e diversidade: múltiplos olhares. São Gonçalo: Poéticas da Diversidade, 2024. p. 13-25.
GULICZ, Igor da Rocha. O nada risível: sobre o riso e o absurdo em Glória (2012), de Victor Heringer. 128f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2022.
HARTL, Daniel L.; FAIRBANKS, Daniel J. Mud Sticks: On the Alleged Falsification of Mendel’s Data. Genetics. n. 175, p. 975–979, 2007. DOI: 010.1093/genetics/175.3.975. Acesso em: 27 mai. 2025.
HERINGER, Victor. Cartografias do desejo. Engano geográfico, de Marília Garcia. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 4, n. 7, p. 137-154, 2012. DOI: doi.org/10.35520/flbc.2012.v4n7a17282. Acesso em: 27 mai. 2025.
HERINGER, Victor. Glória. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. Edição digital.
HERINGER, Victor. Vida desinteressante: crônicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
HERINGER, Victor. não sou poeta. Poesia reunida. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.
KELLY, Adam. David Foster Wallace and the New Sincerity in American Fiction. In: HERING, David (org.). Consider David Foster Wallace: Critical Essays. Los Angeles, Austin: Sideshow Media Group Press, 2010. p. 131-146.
LACOUE-LABARTHE, Philippe. O horror ocidental. Tradução de Alexandre Rosa. ALEA, v. 14, n. 2, p. 327-337, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-106X2012000200012. Acesso em: 27 mai. 2025.
MODESTO, Edcleberton de Andrade. Romances avulsos: a representação do contemporâneo brasileiro a partir de Victor Heringer e Altair Martins. Miguilim, v. 10, n. 1, p. 328-343, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/2862. Acesso em: 27 mai. 2025.
NATALI, Marcos. A vida cotidiana na universidade, em cinco atos. ALEA, v. 26, n. 2, p. 1-20, 2024. DOI: doi.org/10.1590/1517-106X/2024e63234. Acesso em: 27 mai. 2025.
NOVITSKI, Charles E. Revision of Fisher’s Analysis of Mendel’s Garden Pea Experiments. Genetics, n. 166, p. 1139–1140, 2004. DOI: 10.1534/genetics.166.3.1139. Acesso em: 27 mai. 2025.
PLATO, Isadora. Análise léxico-estilística de O amor dos homens avulsos, de Victor Heringer. 105f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2024.
SARAMAGO, Victoria. Um romance vintage. Glória, de Victor Heringer. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 5, n. 10, p. 209-214, 2013. DOI: doi.org/10.35520/flbc.2013.v5n10a17427. Acesso em: 27 mai. 2025.
SCHWARZ, Roberto. Leituras em competição. Novos estudos Cebrap, n. 75, p. 61-79, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002006000200005. Acesso em: 27 mai. 2025.
SPIVAK, Gayatri C. An Aesthetic Education in the Era of Globalization. Nova Iorque: Harvard University Press, 2012.
VILLARES, Lucia. Examining Whiteness: Reading Clarice Lispector Through Bessie Head and Toni Morrison. Abingdon: Routledge, 2011.
WALPOLE, Christy. How to Live Without Irony (2012). Disponível em: https://archive.nytimes.com/opinionator.blogs.nytimes.com/2012/11/17/how-to-live-without-irony/. Acesso em: 15 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabio Pomponio Saldanha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2022/15480-7