A loucura em Eudemônia: um olhar crítico sobre Cassandra Rios e a marginalização da identidade lésbica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2025.233529Palavras-chave:
Literatura brasileira, Literatura lésbica, Censura, LGBTQIA+, LoucuraResumo
O artigo investiga Eudemônia (1958), de Cassandra Rios, sob a ótica da loucura e da marginalização da identidade lésbica. Esse romance foi excluído do cânone literário brasileiro por abordar o amor entre mulheres, considerado subversivo. A censura nas ditaduras Vargas e militar dificultou o acesso à obra, e, embora Rios tenha sido uma das autoras mais lidas do século XX no Brasil, sua produção foi desqualificada como subliteratura. Com base nos trabalhos de Butler (2003), Lugarinho (2008), Londero (2016), entre outros, este estudo propõe-se a interpretar como o romance questiona normas de gênero e sexualidade ao construir personagens complexas. A protagonista, Eudemônia Forbes, desafia padrões sociais e é internada em um hospital psiquiátrico, onde sua identidade é patologizada. Com efeito, examina-se o discurso médico-psiquiátrico como dispositivo de exclusão social. O artigo traça, portanto, um panorama da representação homoafetiva na literatura brasileira e evidencia a contribuição de Cassandra Rios para a visibilidade de personagens lésbicas. Enfatiza também o contraste entre a noção de eudemonia – realização plena – e a trajetória da protagonista, marcada pela violência institucional contra mulheres dissidentes. Por fim, defende a reavaliação acadêmica da autora, de maneira a reconhecer seu valor literário e social.Downloads
Referências
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