Leituras do futebol em Carlos Drummond de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2025.233565Palavras-chave:
Drummond, Literatura Brasileira, FutebolResumo
Carlos Drummond de Andrade definitivamente é um dos poetas mais consagrados da literatura brasileira, autor de textos influentes para muitos artistas e objeto de estudo para numerosos pesquisadores e críticos de todo o país. Sua poética, seus recursos estilísticos e seus temas literários são constantemente investigados e recebem cada vez mais contribuição teórica. Se por um lado está um dos maiores ícones culturais brasileiros, autor de célebres composições, por outro está sua relação com uma das maiores manifestações culturais do Brasil: o jogo de bola que une, desune e reúne, diante do evento lúdico, as diferentes classes sociais, questões políticas, culturais e artísticas para a mobilização de ideias plurais sobre o que é o jogo, a sociedade brasileira e, até mesmo, o Brasil. Assim sendo, o “observador no escritório” e seu olhar sobre o cotidiano não ignorou o futebol, temática ainda em desenvolvimento nos estudos acerca do poeta. Neste artigo, busca-se depreender pontos da concepção drummondiana do futebol na leitura de “Futebol”, “Mistério de bola”, e “Prece do Brasileiro”, apoiada na literatura crítica da produção do autor e na historiografia para contribuir com a discussão e sugerir uma classificação no trato drummondiano do futebol.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. O observador no escritório. Rio de Janeiro: Record, 2006.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Errante. Rio de Janeiro: Record, 1988.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Quando é dia de futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Versiprosa [1967]. In: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002. p. 507-675.
ARRIGUCCI Jr., Davi. Coração partido. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
ARRIGUCCI Jr., Davi. Fragmentos sobre a crônica. In: Enigma e comentário. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 51- 66.
ARRIGUCCI Jr., Davi. O guardador de segredos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem & Estrela da manhã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
BARBOSA, Rita de Cássia. De viola de bolso a versiprosa: o cotidiano tornado poesia. In: WILLIAMS, G. Frederick; PACHÁ, Sérgio (Org.). Carlos Drummond de Andrade and his generation. University of California, Santa Barbara, 1986, p. 127-135.
CANDIDO. Antonio. Drummond Prosador. In: CANDIDO, Antonio. Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANDIDO, Antonio. Dialética da Malandragem. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, nº 8, p. 67-89, 1970.
COPA ALÉM DA COPA: Esporte e populismo no Brasil entre as décadas de 30 e 50. [Locução de] Carlos Massari e Aurélio Araújo [S. I]. Spotify, 24 dez. 2019. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/5RRsDtXJnurp5fH2VZbtEp. Acesso em 28 dez. 2024.
COUTINHO, Afrânio. Ensaio e Crônica. In: COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. São Paulo: Global, 2003, p. 117-143.
DEMOCRACIA, "populismo" ou política de massas: a "República de 46". Apresentado por Marcos Napolitano. Publicado pelo Canal USP. [S.I : s.n], 2017. 1 video (23 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5Z5bm26Jm3U&t=2s. Acesso em: 02 dez. 2024.
DIAS, Sonia P.; OLIVEIRA, IlcaV. Versiprosa, de Carlos Drummond de Andrade: Crônicas-Poemas, Gênero Híbrido?. FronteiraZ, São Paulo, n.17, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/26967. Acesso em 14 nov. 2024.
HANSEN, João Adolfo. Drummond e o livro inútil. In: Confissões de Minas. São Paulo: Cosac Naify, 2011. p. 251-279.
PALMEIRA, Marcelo Rodrigues de Melo. Quando é dia de futebol: os dribles poéticos de Carlos Drummond de Andrade. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme Sousa Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.