Para ir à lua: a criança e o brincar na linguagem a partir da escrita poética de Cecília Meireles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2025.239712

Palavras-chave:

Cecília Meireiles, Poema, Brinquedo, Ato de Brincar, Relações Dialógicas

Resumo

A poesia é, transcendendo definições teóricas, uma práxis que se estabelece na composição de um todo de sentidos que possibilita um jogo plurissemiótico eficiente com a linguagem, com a artesania da palavra, tanto para quem a lê quanto para quem a produz. Partindo desse pressuposto, neste artigo, escolheu-se o poema Para ir à lua, da escritora brasileira Cecília Meireles, com o objetivo de analisá-lo, sob à luz da abordagem dialógica da linguagem, utilizando como principais vozes teóricas Mikhail Bakhtin (2015, 2016) e Valentin Volóchinov (2017, 2019). Almeja-se, pois, investigar a construção linguístico-discursiva do texto poético elaborado pela autora como um brinquedo, relacionando-o ao ato de brincar. Por meio de uma aproximação profícua, assentada nas fronteiras que separam as áreas do saber, entre a linguística e a literatura, foi possível evidenciar que o poema é, muito além de um objeto estético, um convite para participar de um jogo (ou de uma brincadeira) interminável de ressignificações e redescobertas sobre o mundo da vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Matheus Silva de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor substituto da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), da UFRN. Doutorando em Estudos da Linguagem (PPgEL-UFRN).

  • Paulo Eduardo Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), da UFRN. Doutorando em Estudos da Linguagem (PPgEL-UFRN).

  • Maria da Penha Casado Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora vinculada ao Departamento de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL-UFRN).

  • William Brenno dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

    Docente do Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução: Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: a estilística. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015. p. 19-242.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, Tradução, Posfácio e Notas: Paulo Bezerra; Notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34,

2016. p. 11-70.

BROUGÈRE, Gilles. O brinquedo, objeto extremo. In: BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 11-24.

HAN, BYUNG-CHUL. O aroma do tempo: um ensaio filosófico sobre a arte da demora. Lisboa: Relógio d’Água, 2016.

DONATO, Hernani. Problemas de literatura infantil. São Paulo: Melhoramentos, 1954.

GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. A criança e a linguagem: entre palavras e coisas. In: PAIVA, Aparecida; Martins, Aracy; PAULINO, Graça; CORRÊA, Hércules; VERSANI, Zélia. (orgs.). Literatura: Saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 111-134.

GOUVÊA, Maria Cristina Soares. A Escrita da História da Infância: periodização e fontes. In: GOUVÊA, Maria Cristina; SARMENTO, Manuel (org.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 97-118.

LAJOLO, Marisa. Infância de papel e tinta. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). História social da infância no Brasil. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 225-246.

MARMANJO. DICIO - Dicionário Online de Português, [s. l], c2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/marmanjo/. Acesso em: 30 mar. 2024.

MEIRELES, Cecília. Ou Isto ou Aquilo. 7. ed. São Paulo: Global, 2012.

MEIRELES, Cecília. Problemas da Literatura Infantil. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

MELLO, Ana Maria Lisboa de. Ou Isto ou Aquilo: um clássico da poesia infantil brasileira. In: NEVES, Margarida de Souza; LÔBO, Yolanda Lima; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (orgs.) Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

ROSA, Sanny S. Sobre brincar e conhecer. In: ROSA, Sanny S. Brincar, conhecer e ensinar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 14-45.

VOLÓCHINOV, Valentin. Estilística do discurso literário II: a construção do enunciado. In: A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo, Editora 34, 2019. p. 266-305.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Souza, M. S. de, Silva, P. E. F. da, Alves, M. da P. C., & Oliveira, W. B. dos S. (2025). Para ir à lua: a criança e o brincar na linguagem a partir da escrita poética de Cecília Meireles. Opiniães, 27, 238-259. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2025.239712