Call for papers Dossiê 44 |Comunicação, Organizações e Inteligência Artificial: impactos, sistemas generativos e uso de dados

2023-08-23

Ano de 2024 – número 44 (janeiro-abril)
Data limite para envio dos artigos: 15/12/2023
Tema do dossiê: Comunicação, Organizações e Inteligência Artificial: impactos, sistemas generativos e uso de dados

APRESENTAÇÃO

O debate relacionado aos efeitos, progressos e desafios da Inteligência Artificial (IA), aqui entendida em conceito amplo, vem engajando o meio acadêmico, a mídia, e o mercado. Podemos dizer que vivenciamos, mais uma vez, um momento de ruptura e transformação nos modos de nos comunicar, relacionar e transacionar. A sociedade adentra àquela etapa da digitalização onde sistemas maquínicos emergem do consolidado papel de coadjuvantes para um compartilhamento de protagonismo com o ser social. O campo da Comunicação, por sua centralidade de ação e por sua transversalidade epistemológica, é diretamente impactado pelo estreitamento das relações homem-máquina. Os processos comunicativos, ao atuarem no campo das organizações, seja nos relacionamentos com seus públicos, marcas, imagem e narrativas corporativas, se vêem diante de decisões que envolvem, por exemplo, o uso de dados estruturados sobre o ambiente do negócio, a implementação de sistemas inteligentes (e artificiais) para correlacionar estes dados às estratégias, a delegação de atividades rotineiras para um "robô" algoritimizado, o uso de sistemas inteligentes generativos - tipo ChatGPT e Bard - que por suas habilidades de absorção de informação acabam por assumir uma comunicação significativamente autônoma.

A Organicom, ciente do cenário transformador, propõe discutir o que atualmente está em curso por parte de organizações e dos estudos acadêmicos sobre os o uso de sistemas inteligentes nas suas estratégias de comunicação e de relações públicas. E, especialmente, propõe uma discussão sobre o porvir da aplicabilidade deste panorama ultra-digitalizado, questionando efeitos, consequências e necessidades para os profissionais de RP e de Comunicação, de maneira geral.

Como pilares de interesse, mas não se limitando a eles, apontamos:

• Questões éticas, legais e de ordem prática no âmbito da Comunicação Organizacional e RP;
• Uso de dados, Big Data, algoritmos, dataficação e plataformas de mídias sociais digitais;
• Sistemas generativos e afins e suas utilizações e efeitos no dia a dia profissional da área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas;
• Impactos na formação e nas competências dos profissionais de comunicação;
• Usos, práticas, alternativas, possibilidades, oportunidades, vantagens, bem como as consequências, implicações, riscos e problemáticas;
• Aspectos de transformação de identidades, branding, e narrativas por meio do uso de avatares, sistemas automatizados para diálogo com os públicos, e de construção de personas influenciadoras.

Os trabalhos podem ter caráter teórico, mas também podem abranger estudos de caso, de práticas profissionais, reflexões sobre os impactos e riscos do uso da IA contribuindo e ampliando o entendimento desse campo em constante evolução, dinamismo e volatilidade.

REFERÊNCIAS

SAAD, Elizabeth. Comunicação organizacional contemporânea: o paradigma da digitalização. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, [S. l.], v. 6, n. 12, 2023. DOI: 10.31657/rcp.v6i12.631. Disponível em: https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/631. Acesso em: 22 ago. 2023.

SANTAELLA, Lúcia. Há como deter a invasão do ChatGPT? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023A.

SANTAELLA, Lúcia. A inteligência artificial é inteligente? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023B.

TERRA, C. F., & RAPOSO, J. F. Relações Públicas e Comunicação orientadas aos dados: realidade ou necessidade contemporânea? Revista Interfaces Da Comunicação, 1(1), 1-14, 2023. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/interfaces/article/view/211495. Acesso em 22 ago. 2023.

ORIENTAÇÕES PARA AUTORAS E AUTORES
Data limite para envio de artigos: 15/12/2023
Os textos devem seguir as normas da revista, que estão disponíveis em: https://www.revistas.usp.br/organicom/about/submissions

COORDENADORES DO DOSSIÊ

Elizabeth Saad, Universidade de São Paulo – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Contato: bethsaad@gmail.com

Carolina Frazon Terra, Universidade de São Paulo – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Contato: carolinaterra@gmail.com