Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional

Autores

  • Roberto Coda Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
  • Ana Carolina Maciel da Silva
  • Mauro Neves Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Dirceu da Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138924

Palavras-chave:

Cultura Organizacional. Motivação. Orientação para o cliente. Comunicação.

Resumo

A orientação ao cliente é princípio essencial do conceito de Marketing desde sua criação nos anos 1950. Hoje, é necessário que todos os empregados incorporem essa crença em seus comportamentos, pois percebem que agir assim é explicitamente comunicado pela própria cultura organizacional. Este trabalho utiliza análise fatorial em pesquisa com 250 sujeitos para identificar construtos culturais que, quando presentes em uma organização, efetivamente apóiam uma orientação ao cliente, promovendo um diálogo entre Marketing, Gestão de Pessoas e Comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Coda, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
    Livre-docente, doutor e mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor Associado do Departamento de Administração da FEA-USP. Professor e pesquisador do Centro Universitário Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) junto ao Programa de Mestrado em Ciências Contábeis
  • Ana Carolina Maciel da Silva
    Mestre em Administração de Empresas pela Fecap. Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas
  • Mauro Neves Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Doutor e mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP. Professor e pesquisador da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Imes) junto ao Programa de Mestrado em Administração
  • Dirceu da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul Universidade Estadual de Campinas
    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação USP. Mestre e bacharel em Física pelo Instituto de Física USP. Especialista em Métodos Quantitativos. Professor e Pesquisador de Pós-Graduação da Imes. Professor da Faculdade de Educação da Unicamp

Downloads

Publicado

2007-06-13

Como Citar

CODA, Roberto; SILVA, Ana Carolina Maciel da; GARCIA, Mauro Neves; SILVA, Dirceu da. Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 6, p. 26–47, 2007. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138924. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/138924.. Acesso em: 27 jun. 2024.