Por que empresas eticamente orientadas?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138967Palavras-chave:
Ética empresarial. Responsabilidade social corporativa. Sustentabilidade empresarial. Capital de reputação. Públicos de interesse. Capitalismo social. Sociedade da informação. Bens intangíveis.Resumo
O artigo discute os fundamentos sociológicos da adoção, pelas empresas, das estratégias de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade empresarial. Mostra como essa postura não decorre de uma benemérita tomada de consciência cívica ou de um surto de bom-mocismo, mas resulta de pressões cidadãs bem definidas e historicamente lastreadas. Destaca o crescente risco que ameaça o capital de reputação das empresas e aponta para a metamorfose da propriedade privada dos bens intangíveis em propriedade comum.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2008-06-14
Edição
Seção
Dossiê
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.
Como Citar
SROUR, Robert Henry. Por que empresas eticamente orientadas?. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 8, p. 59–67, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138967. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/138967.. Acesso em: 23 nov. 2024.