A comunicação organizacional como fenômeno, como processo e como sistema
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139012Palavras-chave:
Comunicação Organizacional. Fenômeno. Processo. Sistema.Resumo
O texto propõe uma metarreflexão sobre a pesquisa em Comunicação Organizacional, na tentativa de recuperar bases teórico-metodológicas para a interpretação da comunicação na sua totalidade complexa. Para isso, destaca a necessidade de a pesquisa na área se orientar para a observação da comunicação como fenômeno, como processo e como sistema, o que permitiria captar os princípios da autonomia, da autocriação e cocriação, da interdependência, da emergência e da interdisciplinaridade, inerentes ao campo.Downloads
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Publicado
2009-12-18
Edição
Seção
Dossiê
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.
Como Citar
CURVELLO, João José Azevedo. A comunicação organizacional como fenômeno, como processo e como sistema. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 6, n. 10-11, p. 109–114, 2009. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139012. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139012.. Acesso em: 30 dez. 2024.