Tecnologias de comunicação em centrais de relacionamento: autonomia sob a égide do controle

Autores

  • Valéria de Fátima Raimundo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139049

Palavras-chave:

Central de Relacionamento. Tecnologia de comunicação. Controle. Autonomia.

Resumo

A convergência entre telecomunicações e computação maximizou a importância dessas centrais como instrumentos de interação entre as organizações e os seus stakeholders. As facilidades tecnológicas permitiram um melhor dimensionamento dessas centrais, entre as quais se destacam as ouvidorias. Uma das consequências disso foi o impacto, na maioria das vezes, positivo na prestação de melhores serviços aos consumidores. Por outro lado, no que concerne aos teleatendentes, a lógica da organização do trabalho quase sempre rígida, cheia de regras e sob intenso controle, é paradoxal diante da necessidade do exercício da autonomia.

 

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Biografia do Autor

  • Valéria de Fátima Raimundo, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Sociologia e mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte. É professora do Curso de Comunicação da UFMG.

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Publicado

2010-06-15

Como Citar

RAIMUNDO, Valéria de Fátima. Tecnologias de comunicação em centrais de relacionamento: autonomia sob a égide do controle. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 12, p. 80–95, 2010. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139049. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139049.. Acesso em: 7 maio. 2024.