Código de Defesa do Consumidor: o direito do cidadão alicerçado na informação

Autores

  • Denize Aparecida Guazzelli Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139050

Palavras-chave:

Cidadania. Direitos do consumidor. Informação. Ouvidoria. Relações de consumo.

Resumo

Destacar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) sob o prisma de sua motivação informativa e conscientizadora, estabelecendo paralelos com o instituto da ouvidoria e dos demais organismos e instrumentos que cumprem relevante papel na consolidação dos direitos conquistados pelos cidadãos e no estabelecimento de novos parâmetros nas relações de consumo é o propósito do presente artigo.

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Biografia do Autor

  • Denize Aparecida Guazzelli, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados
    Mestre em Comunicação Social e graduada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Docente dos cursos de Relações Públicas da da Umesp, de 1990 a 2009, e das Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam), de 1996 a 1999. É assessora de relações públicas e ouvidora da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade), de São Paulo.

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Publicado

2010-06-15

Como Citar

GUAZZELLI, Denize Aparecida. Código de Defesa do Consumidor: o direito do cidadão alicerçado na informação. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 12, p. 96–112, 2010. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139050. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139050.. Acesso em: 7 maio. 2024.