As ouvidorias virtuais em instituições de ensino brasileiras

Autores

  • Cleusa Maria Andrade Scroferneker Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Comunicação Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139052

Palavras-chave:

Ouvidorias. Ouvidorias virtuais. Comunicação organizacional. Instituições de ensino superior. Avaliação institucional.

Resumo

Este texto apresenta os resultados das duas primeiras fases da pesquisa desenvolvida sobre as diferentes modalidades propostas pelas universidades para ouvir (e interagir) virtualmente com os seus diferentes segmentos de públicos, especificamente aquelas identificadas como fale-conosco, contato, contatos e/ou ouvidoria. O interesse em investigar esse novo ”ouvir”, chamado de “ouvidoria virtual” no projeto, se deve à constatação de que atualmente essas novas formas de interatividade, cada vez mais presentes nos sites/portais das universidades, se constituem em uma das principais opções de relacionamento e comunicação, “virtualizando” o falar e o ouvir.

 

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Biografia do Autor

  • Cleusa Maria Andrade Scroferneker, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Comunicação Social
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUC-RS).

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Publicado

2010-06-15

Como Citar

SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. As ouvidorias virtuais em instituições de ensino brasileiras. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 12, p. 130–149, 2010. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139052. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139052.. Acesso em: 7 maio. 2024.