A gastronomia e os megaeventos esportivos na construção da marca "Brasil": aproximações entre copa do mundo, turismo e relações públicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139113Palavras-chave:
Megaeventos. Gastronomia. Copa do Mundo. Marca “Brasil”. Relações Públicas.Resumo
Neste artigo analisa-se o papel da gastronomia como elemento de representação simbólica do país, a partir da marca “Brasil”. Com base nos conceitos de imagem corporativa, identidade e marca, desenvolve-se uma reflexão sobre como os pratos típicos nacionais podem contribuir para o fortalecimento da imagem brasileira no exterior. Discute-se o papel da gastronomia como sistema da cultura e, por consequência, como as relações públicas podem gerar a produção de textos simbólicos que ajudam a compor a imagem organizacional do Brasil na mídia, a partir dos megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.