Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139132Palavras-chave:
Comunicação de riscos. Dilema social. Campanhas públicas. Saúde pública. Análise de conteúdo.Resumo
Em questões de saúde pública, a participação dos cidadãos é essencial para garantir o sucesso da ação, pois existe a demanda por um esforço individual que assegure benefício ao grupo, podendo existir um equilíbrio entre ganho social e pessoal. Tendo como pano de fundo a teoria dos dilemas sociais, o texto discute resultados obtidos com a realização de experimento cujo objetivo esteve em avaliar efeitos imediatos associados ao conteúdo de peças selecionadas. Os temas abordados pelas campanhas apresentam uma característica em comum: são situações de grande interesse social que só podem ser resolvidas com forte atuação individual.Downloads
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Publicado
2012-11-06
Edição
Seção
Dossiê
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.
Como Citar
GOMES JÚNIOR, José Luiz; BATISTA, Leandro Leonardo. Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 109–124, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139132. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139132.. Acesso em: 22 dez. 2024.