Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público

Autores

  • José Luiz Gomes Júnior
  • Leandro Leonardo Batista Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139132

Palavras-chave:

Comunicação de riscos. Dilema social. Campanhas públicas. Saúde pública. Análise de conteúdo.

Resumo

Em questões de saúde pública, a participação dos cidadãos é essencial para garantir o sucesso da ação, pois existe a demanda por um esforço individual que assegure benefício ao grupo, podendo existir um equilíbrio entre ganho social e pessoal. Tendo como pano de fundo a teoria dos dilemas sociais, o texto discute resultados obtidos com a realização de experimento cujo objetivo esteve em avaliar efeitos imediatos associados ao conteúdo de peças selecionadas. Os temas abordados pelas campanhas apresentam uma característica em comum: são situações de grande interesse social que só podem ser resolvidas com forte atuação individual.

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Biografia do Autor

  • José Luiz Gomes Júnior
    Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
  • Leandro Leonardo Batista, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutor em Comunicação Social e mestre em Propaganda pela University of North Carolina (UNC). Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP

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Publicado

2012-11-06

Como Citar

GOMES JÚNIOR, José Luiz; BATISTA, Leandro Leonardo. Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 109–124, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139132. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139132.. Acesso em: 22 dez. 2024.