A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139149Palavras-chave:
Percepção visual. Deficientes auditivos. Campanhas publicitárias.Resumo
Averiguar os aspectos da percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias foi o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, os participantes da pesquisa foram divididos em duas turmas de estudantes do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), de Blumenau (SC): uma de deficientes auditivos; e outra de pessoas que ouvem. A cada turmaforam mostradas campanhas publicitárias para avaliar os aspectos da percepção visual no que se refere à construção de sentidos e significados para a compreensão da mensagem. Os resultados da pesquisa indicam que os deficientes auditivos são consumidores que necessitam de estímulos adequados que forneçam o reforço positivo para facilitar a comunicação entre si e com os “ouvintes”, mas também para prover estímulos que despertem o comportamento de compra.Downloads
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Publicado
2012-11-06
Edição
Seção
Pesquisa
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Como Citar
PATRICIO, Djalma José. A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 349–378, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139149. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139149.. Acesso em: 16 fev. 2025.