Marketing social em saúde para migrantes mexicanosnos Estados Unidos e no México: diferenças e pontos de consenso

Autores

  • Janet Garcia González Universidad Autónoma de Nuevo León. Facultad de Ciencias de la Comunicación

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139151

Palavras-chave:

Marketing social. Migração . Comunicação e saúde. Campanhas de promoção.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre as diferenças e pontos de consenso que surgem da análise comparativa sobre estratégias de marketing social mexicanas e estadunidenses para a saúde do migrante. A abordagem é qualitativa, tendo-se utilizado a técnica de coleta de dados por entrevistas semiestruturadas aplicadas a 21 informantes-chave, funcionários de instituições de saúde no México e nos Estados Unidos envolvidos com programas e/ou campanhas relacionadas com migrantes. As atividades de promoção e marketing social são até o momento isoladas, sendo a proposta a comunicação para a saúde, já que sua significação se inclui em ambas.

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Biografia do Autor

  • Janet Garcia González, Universidad Autónoma de Nuevo León. Facultad de Ciencias de la Comunicación
    Doctora y maestra en Comunicación por la Universidad Veracruzana, México. Especialista en Comunicación y Desarrollo. Coordinadora de Investigación de la Facultad de Ciencias de la Comunicación Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL), México. Miembro de Comunicación y Salud – Red Internacional de Investigadores en Comunicación y Salud

Publicado

2012-11-06

Como Citar

GONZÁLEZ, Janet Garcia. Marketing social em saúde para migrantes mexicanosnos Estados Unidos e no México: diferenças e pontos de consenso. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 393–405, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139151. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139151.. Acesso em: 24 nov. 2024.