Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais

Autores

  • Wilson da Costa Bueno Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139192

Palavras-chave:

Comunicação interna. Comunicação e gestão. Comunicação e mídias sociais. Geração Y.

Resumo

A comunicação interna precisa se adaptar ao novo ethos organizacional, incorporando as características e as demandas de parcela importante dos seus públicos internos, constituída por representantes da chamada Geração Y. 
Ao mesmo tempo, deve estar empenhada em construir uma autêntica cultura de comunicação em rede. O artigo evidencia a necessidade de mudanças importantes no modelo de gestão e nas posturas dos gestores das organizações brasileiras, em particular nos processos, ações e estratégias de comunicação que caracterizam a comunicação interna. Propõe a introdução do sistema de liderança aberta para garantir o efetivo comprometimento dos funcionários, favorecer a construção de uma clima organizacional saudável e reter os verdadeiros talentos das organizações.

 

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Biografia do Autor

  • Wilson da Costa Bueno, Universidade Metodista de São Paulo
    Jornalista, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Comunicação Rural. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 19, p. 60–71, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139192. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139192.. Acesso em: 14 nov. 2024.