Diálogo no contexto organizacional e lugares de estratégia, argumentação e resistência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139193Palavras-chave:
Comunicação organizacional. Diálogo. Estratégia. Argumentação. Resistência.Resumo
O objetivo deste artigo é compreender o diálogo não como gesto voltado a harmonizar a cena de interlocução organizacional, mas como processo dissensual capaz de torná-la espaço efetivo de trocas, de tratamento de problemas coletivos e de verificação conflitiva de uma pretensa igualdade entre os interlocutores, sempre posicionados na cena com distintos graus de assimetrias. Nesse sentido, tomaremos o diálogo no contexto organizacional como uma instância de humanização, a partir da confluência de três lugares específicos, socialmente e discursivamente engendrados: o lugar da estratégia; o lugar da argumentação e o lugar da resistência. Tais lugares tenderiam a alimentar uma constante criação de cenas dialógicas nas quais os sujeitos se constituem como interlocutores autônomos.
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