Informação, comunicação e comprometimento: um desafio para o engajamento do público interno

Autores

  • Ana Cristina Fachinelli Universidade de Caxias do Sul. Centro de Ciências da Comunicação
  • Jane Rech Universidade de Caxias do Sul. Curso de Relações Públicas
  • Cintia Paese Giacomelo Universidade de Caxias do Sul
  • Grazielle Betina Brandt Universidade de Santa Cruz do Sul. Curso de Comunicação Social
  • Mariana Tiburi Manozzo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139202

Palavras-chave:

Informação. Comunicação. Comprometimento. Responsabilidade social empresarial.

Resumo

Ao considerar as implicações sociais das suas atividades, as organizações encontram desafios como o engajamento dos stakeholders. O artigo situa tal reflexão no âmbito do público interno das organizações, uma vez que o engajamento em projetos corporativos pode estar condicionado ao seu comprometimento com a organização. O objetivo da pesquisa foi estudar a informação e a comunicação e sua relação com o comprometimento. Os dados foram coletados utilizando-se escalas de medidas e analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. Verificou-se que funcionários satisfeitos com as informações dos gestores, com maior acesso à comunicação vertical e a informações estratégicas, tendem a ser mais comprometidos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Fachinelli, Universidade de Caxias do Sul. Centro de Ciências da Comunicação
    Doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université de Poitiers, França. Pós-doutora em Inteligência Estratégica pela Universidad de Deusto, Espanha. Professora do Centro de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
  • Jane Rech, Universidade de Caxias do Sul. Curso de Relações Públicas
    Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Coordenadora do Curso de Relações Públicas no Centro de Ciências da Comunicação na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
  • Cintia Paese Giacomelo, Universidade de Caxias do Sul
    Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
  • Grazielle Betina Brandt, Universidade de Santa Cruz do Sul. Curso de Comunicação Social
    Doutora em Desenvolvimento Regional pela Université du Québec, Canadá. Professora do curso de Comunicação Social e docente colaboradora do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
  • Mariana Tiburi Manozzo
    Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

FACHINELLI, Ana Cristina; RECH, Jane; GIACOMELO, Cintia Paese; BRANDT, Grazielle Betina; MANOZZO, Mariana Tiburi. Informação, comunicação e comprometimento: um desafio para o engajamento do público interno. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 19, p. 170–183, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139202. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139202.. Acesso em: 4 maio. 2024.