Identidade organizacional e memória

Autores

  • Davide Ravasi Cass Business School

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139215

Palavras-chave:

Identidade organizacional. Identidade corporativa. Patrimônio. Memória. Museus corporativos.

Resumo

O conceito de identidade organizacional diz respeito às crenças e aos entendimentos de membros sobre as características mais centrais, duradouras e distintas das organizações. Cultura e patrimônio cultural estão entre as mais comuns e poderosas referências para a identidade organizacional. Quando os membros de uma organização refletem sobre o que esta é e representa, suas crenças são frequentemente baseadas na história organizacional. Neste artigo discute-se como a memória organizacional e as práticas mnemônicas são importantes para a preservação ou redescoberta da identidade organizacional e para apoiar iniciativas orientadas ao futuro em design, gestão de marcas e gerenciamento de recursos humanos.

 

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Biografia do Autor

  • Davide Ravasi, Cass Business School
    Doutor em Administração de Negócios pela Università Bocconi, Milão, Itália. Professor associado de Gestão Estratégica e Empresarial na Cass Business School, Londres. Membro do corpo editorial das revistas Academy of Management Journal, Academy of Management Review, Journal of Management, Journal of Management Studies, Strategic Organization.

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Publicado

2014-06-29

Como Citar

RAVASI, Davide. Identidade organizacional e memória. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 20, p. 39–49, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139215. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139215.. Acesso em: 14 nov. 2024.