Marcas organizacionais e o patrocínio de causas sociais alternativas: o daltonismo

Autores

  • Kleber Markus Universidade Metodista de São Paulo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing
  • Gustavo Henrique Del Vechio Universidade Metodista de São Paulo Faculdade de Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139313

Palavras-chave:

Responsabilidade social. Marcas. Patrocínio. Comunicação. Daltonismo.

Resumo

Em um mercado com alta competitividade e saturação, valores de marcas podem ter papel decisivo na diferenciação e decisão de compra por parte dos consumidores. Essa pesquisa analisa a importância do investimento em causas sociais, não como obrigação ou autopromoção, mas como abordagem que deve se tornar premissa básica e parte da cultura das organizações. O recorte da pesquisa volta-se ao estudo de causas sociais menos difundidas ou de menor repercussão midiática, procurando verificar se o investimento nelas pode se refletir em valores para marcas, assim como se espera do apoio a causas mais conhecidas, como o câncer, a pobreza ou a fome. O estudo se complementa a partir de entrevistas em profundidade com executivos do Grupo Abril e da Volkswagen do Brasil, para avaliar como essas organizações se posicionam frente à possibilidade de investir em causas menos conhecidas, por exemplo o daltonismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kleber Markus, Universidade Metodista de São Paulo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing
    Pós-doutor pela Université René Descartes (Paris V – Sorbonne). Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Curso de extensão em Novas Tecnologias da Comunicação pela University of Florida. Professor em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Póscom-Umesp). Docente dos cursos de pós-graduação lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas e Gestão de Comunicação e Marketing, da ECA-USP. Coordenador assistente do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom) da ECA-USP.
  • Gustavo Henrique Del Vechio, Universidade Metodista de São Paulo Faculdade de Tecnologia
    Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Doutorando em Comunicação Social na Umesp. Graduado em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda, pela Faculdade de Educação São Luis (FESL), de Jaboticabal (SP). Docente da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Bebedouro (SP).

Downloads

Publicado

2016-06-11

Como Citar

MARKUS, Kleber; VECHIO, Gustavo Henrique Del. Marcas organizacionais e o patrocínio de causas sociais alternativas: o daltonismo. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 24, p. 14–28, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139313. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139313.. Acesso em: 28 abr. 2024.