Há como escamotear as questões do método?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139338Palavras-chave:
Ciência. Pesquisa. Método. Procedimentos.Resumo
A inserção da pesquisa nas áreas das humanidades é, por vezes, utilizada como álibi para justificar certa displicência em relação às questões do método. Diferentemente das ciências exatas e naturais nas quais os protocolos metodológicos são relativamente claros e os estudantes são submetidos a um treinamento para isso, nas humanidades, por seu lado, existe uma grande variação de tipos de pesquisa, variação que já começa por sua impossibilidade de se restringir ao binômio-chave entre pesquisa básica e aplicada que norteia as ciências ditas empíricas. Em concordância com Latour, quando afirma que não há ciências duras e ciências moles ou flexíveis, mas apenas cientistas indiferentes e cientistas capazes de estabelecer uma diferença entre estados de coisas até então confundidos, este artigo propõe que, para estabelecer diferenças na confusão, é preciso se ater aos percursos e procedimentos que são próprios da pesquisa em cujo cerne situa-se a questão do método. Esta se torna muito mais imperiosa justamente porque os métodos não só estão pluralmente presentes quanto também proliferam sem interrupções nas humanidades científicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-12-03
Edição
Seção
Dossiê
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.
Como Citar
SANTAELLA, Lucia. Há como escamotear as questões do método?. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 25, p. 50–68, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139338. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139338.. Acesso em: 5 dez. 2024.