A comunicação interna e o desenvolvimento humano no setor de restaurantes regional em Yucatán, México

Autores

  • Rebeca Illiana Arévalo Martínez Universidad Anáhuac México
  • Carlos Gaspar Pérez Várguez Universidad Anáhuac México

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144112

Palavras-chave:

Comunicação Interna, Cultura Organizacional, Representações Sociais, Identidade Organizacional, Bem Cultural

Resumo

A gastronomia yucateca é um dos bens culturais distintivos do México. Por isso, realizou-se um estudo quantitativo com três restaurantes de comida regional de Mérida, Yucatán, nos quais seus colaboradores foram entrevistados para determinar se a comunicação está relacionada com a conformação de uma cultura organizacional que gera representações sociais vinculadas às tradições regionais e ao crescimento dos colaboradores em términos de bem-estar para o desenvolvimento humano. Elegeu-se este turno já que em Yucatán o setor de restaurantes regional tem um lugar preponderante na economia local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rebeca Illiana Arévalo Martínez, Universidad Anáhuac México

    Doctora en Comunicación Aplicada por la Universidad Anáhuac México. Profesora investigadora del Centro de Investigación para la Comunicación Aplicada (CICA) de la Facultad de Comunicación de la Universidad Anáhuac México. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores (SNI) Nivel 1 de CONACYT.

  • Carlos Gaspar Pérez Várguez, Universidad Anáhuac México

    Maestro en Ciencias de la Educación por la Universidad Anáhuac Mayab. Profesor de la Universidad Anáhuac Mayab. Doctorando del Doctorado en Investigación de la Comunicación de la Universidad Anáhuac México.

Publicado

2017-12-20

Como Citar

MARTÍNEZ, Rebeca Illiana Arévalo; VÁRGUEZ, Carlos Gaspar Pérez. A comunicação interna e o desenvolvimento humano no setor de restaurantes regional em Yucatán, México. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 27, p. 99–110, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144112. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/144112.. Acesso em: 28 abr. 2024.