Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade: a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras

Autores

  • Magno Vieira da Silva Universidade de São Paulo
  • Rudimar Baldissera Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144115

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Ethos discursivo, Propaganda institucional, Petrobras

Resumo

Neste trabalho, estuda-se a organização Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) considerando-se a existência de atributos simbólicos reconhecidos e utilizados por sua comunicação organizacional. A partir da noção de ethos discursivo, empregada como tópico analítico, estudam-se quatro propagandas institucionais da empresa, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar os atributos de brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade que envolvem a organização.

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Biografia do Autor

  • Magno Vieira da Silva, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela ECA/USP. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da UFRGS.

  • Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PU/CRS). Professor associado do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor, pesquisador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da UFRGS.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

SILVA, Magno Vieira da; BALDISSERA, Rudimar. Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade: a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 27, p. 134–146, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144115. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/144115.. Acesso em: 22 dez. 2024.