Gestão responsável: responsabilidade, ética e sustentabilidade a partir do Principles for Responsible Management Education (PRME)

Autores

  • Flavio Hourneaux Junior Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Adriana Cristina Ferreira Caldana Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144120

Palavras-chave:

Gestão responsável, Responsabilidade, Ética, Sustentabilidade, Principles for Responsible Management Education (PRME)

Resumo

O ensaio apresenta os principais elementos e diretrizes da chamada gestão responsável (GR): responsabilidade, ética e sustentabilidade. São descritos também os principais elementos que constituem o Principles for Responsible Management Education (PRME), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o fomento e desenvolvimento da GR. Além disso, os autores relatam as experiências do PRME no Brasil e no mundo e, principalmente, os resultados do congresso realizado no Brasil, em setembro de 2017, no qual se discutiu o tema em diversas perspectivas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flavio Hourneaux Junior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

    Professor doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Representante da FEA-USP no Principles for Responsible Management Education (PRME) da Organização das Nações Unidas (ONU). Coordenador científico do Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema). Co-editor da Revista de Administração da USP (Rausp).

  • Adriana Cristina Ferreira Caldana, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

    Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Recursos Humanos e Sustentabilidade na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. Líder do grupo de pesquisa Global Organizational Learning and Development Network (Golden) for Sustainability no Brasil. Coordenadora do Escritório de Sustentabilidade da FEA-RP/USP, criado para a promoção do Principles for Responsible Management Education (PRME) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

HOURNEAUX JUNIOR, Flavio; CALDANA, Adriana Cristina Ferreira. Gestão responsável: responsabilidade, ética e sustentabilidade a partir do Principles for Responsible Management Education (PRME). Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 27, p. 166–180, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144120. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/144120.. Acesso em: 28 abr. 2024.