Mapeamento de públicos no ecossistema de inovação

um desafio de relações públicas

Autores

  • Leila Gasparindo Universidade de São Paulo
  • Sergio Risola Fundação Instituto de Administração

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.161962

Palavras-chave:

Relações Públicas, Mapeamento e Classificação de Públicos, Inovação Aberta

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear os principais atores do ecossistema de inovação no Brasil e propor diretrizes para que relações públicas atuem no fortalecimento das relações institucionais entre empresas inovadoras e esses stakeholders. Buscou-se propor o uso de uma ferramenta colaborativa no trabalho de mapeamento e de classificação de públicos, que possa contribuir para promover o diálogo, reconhecer e envolver os públicos da organização no seu propósito de inovação e nos programas de inovação aberta.

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Biografia do Autor

  • Leila Gasparindo, Universidade de São Paulo

    • Mestre em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP)
    • Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    • Sócia-fundadora da Trama Comunicação
    • Pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações
    Públicas
    • Coautora das obras Marketing para incubadoras: o que de bom está acontecendo e Faces do empreendedorismo inovador

  • Sergio Risola, Fundação Instituto de Administração

    • Professor Docente da Fundação Instituto de Administração (FIA), Professor Assistente da pós-graduação em Inovação e Empreendedorismo da Faculdade Getúlio Vargas e Professor Emérito da Escola Superior de Propaganda e Marketing
    • Pós-graduado em Gestão Habitat de Inovação pela FIA.
    • Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Pinhal
    • CEO do Centro de Inovação, Empreendorismo e Tecnologia
    • Membro Efetivo da Mobilização Empresarial pela Inovação, da Confederação Nacional da Indústria
    • Coautor das obras Marketing para incubadoras: o que de bom está acontecendo e Faces do empreendedorismo inovador

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

GASPARINDO, Leila; RISOLA, Sergio. Mapeamento de públicos no ecossistema de inovação: um desafio de relações públicas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 31, p. 158–171, 2019. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.161962. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/161962.. Acesso em: 4 dez. 2024.