A influência da comunicação interna na inovação nas organizações: uma revisão sistemática integrativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.163373Palavras-chave:
Comunicação interna , Inovação, Revisão sistemática integrativaResumo
A comunicação interna é o elemento fundamental na inovação nas organizações? Para responder a esta pergunta, este artigo buscou verificar na base de dados Scopus publicações sobre tais temas e descobrir qual é a influência da comunicação interna na inovação nas organizações. Para tanto, foi feita uma revisão sistemática integrativa em dez das 195 publicações encontradas. A análise revelou que, de fato, a comunicação interna influencia na inovação e é responsável por, por exemplo, difundir ideias e enriquecê-las.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.
BOTELHO, Louise Lira R.; CUNHA, Cristiano Castro A.; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.
BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. Rio de janeiro: Integrare, 2010.
BUCKLER, Sheldon A. The spiritual nature of innovation. Research-Technology Management, v. 40, n. 2, p. 43-47, 1997. doi: https://doi.org/10.1080/08956308.1997.11671116.
CENERINI, Vanessa. As ferramentas da comunicação interna: um estudo sobre os veículos de comunicação nas organizações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Centro Universitário de Maringá, Maringá, 2009.
CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de comunicação interna: nós, as pessoas, fazemos a diferença. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.
CORRÊA, Elizabeth Saad. Comunicação digital e seus usos institucionais. In: KUNSCH, Margarida Maria (org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. p. 169-184.
CORAL, Eliza; GEISLER, Lisiane. Organização para a inovação. In: CORAL, Eliza; OGLIARI, André; ABREU, Aline França de. Gestão integrada da inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2008. p. 45-82.
CROSSAN, Mary M.; APAYDIN, Marina. A multi-dimensional framework of organizational innovation: a systematic review of the literature. Journal of Management Studies, Durham, v. 47, n. 6, p. 1154-1191, 2009.
DAMANPOUR, Fariborz. Organizational innovation: a meta-analysis of effects of determinants and moderators. Academy of Management Journal, New York, v. 34, n. 3, p. 555-590, 1991.
DIGMAN, Lester A. Organizational factors related to technology transfer and innovation. The Journal of Technology Transfer, New York, v. 2, n. 1, p. 61-68, 1977.
DRUCKER, Peter F. Prática da administração de empresa. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964.
EVANS, David; PEARSON, Alan. Systematic reviews: gatekeepers of nursing knowledge. Journal of Clinical Nursing, New Jersey, v. 10, n. 5, p. 593-599, 2001.
FAIRTLOUGH, Gerard. Organizing for innovation: compartments, competences and networks. Long Range Planning, Amsterdam, v. 27, n. 3, p. 88-97, 1994.
FRANÇOIS, Jean-Paul; FAVRE, Florent.; NEGASSI, Syoum. Competence and organization: two drivers of innovation. Economics of Innovation and New Technology, Abingdon-on-Thames, v. 11, n. 3, p. 249-270, 2002.
FUCHIGAMI, Katsuyoshi. A study of organizational communication in a school during the pre- and post-innovation periods. The Japanese Journal of Psychology, New Jersey, v. 64, n. 1, p. 35-42, 1993.
GARCÍA-MORALES, Víctor; MATÍAS-RECHE, Fernando; VERDÚ-JOVER, Antonio. Influence of internal communication on technological proactivity, organizational learning, and organizational innovation in the pharmaceutical sector. Journal of Communication, Oxford, v. 61, n. 1, p. 150-177, 2011.
GLIŃSKA-NEWEŚ, Aldona et al. Innovations among people: how positive relationships at work can trigger innovation creation. Ekonomie a management, Liberec, v. 20, n. 3, p. 84-100, 2017.
KUNSCH, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
LASSERSON, Toby J.; THOMAS, James; HIGGINS, Julian P. T. Starting a review. In: HIGGINS, Julia; THOMAS, James (ed.). Cochrane handbook for systematic reviews of interventions. Chichester: Cochrane, 2019.
LEMOS, Else. Comunicação interna como diferencial em relações públicas. In: FARIAS, Luiz Alberto de (org.). Relações públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011. p. 151-164.
LINKE, Anne; ZERFASS, Ansgar. Internal communication and innovation culture: developing a change framework. Journal of Communication Management, Bingley, v. 15, n. 4, p. 332-348, 2011.
MACARENCO, Isabel; TERCIOTTI, Sandra Helena. Comunicação empresarial na prática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
MYERS, Sumner; MARQUIS, Donald G. Successful industrial innovations: a study of factors underlying innovation in selected firms. Washington, DC: National Science Foundation, 1969.
ROTHWELL, Roy; DOGSON, Mark. External linkages and innovation in small and medium-sized enterprises. R&D Management, Hoboken, v. 21, n. 2, p. 125-138, 1991.
SUH, Jiwon; HARRINGTON, James; GOODMAN, Doug. Understanding the link between organizational communication and innovation: an examination of public, nonprofit, and for-profit organizations in South Korea. Public Personnel Management, Thousand Oaks, v. 47, n. 2, p. 217-244, 2018.
TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
ULIJN, Jan et al. Innovation, corporate strategy, and cultural context: what is the mission for international business communication? The Journal of Business Communication, Thousand Oaks, v. 37, n. 3, p. 293-316, 2000.
ZHANG, Gang; GAO, Ruoyang. Modularity and incremental innovation: the roles of design rules and organizational communication. Computational and Mathematical Organization Theory, New York, v. 16, p. 171-200, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kleiton Luiz Nascimento Reis, Maria José Baldessar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.