A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade

Autores

  • Marcos Tarciso Masetto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166651

Palavras-chave:

Inovação, Ensino superior, Aprendizagem, Andragogia, Práticas pedagógicas

Resumo

Diante das inovações do ensino superior, questionamos: como compreender a atuação, os papéis, as atitudes de professores e alunos, sujeitos do processo de aprendizagem no ensino superior? Objetivando buscar responder a este questionamento, analisamos dois aspectos: o resgate do processo de aprendizagem e a valorização da relação adulta entre professor e aluno, por meio da abordagem qualitativa, empregando o estudo bibliográfico e um levantamento de nossas experiências docentes no ensino superior nas últimas décadas, publicadas em artigos e livros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
    • Mestre e doutor em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
    • Livre-docente em Didática pela Universidade de São Paulo (USP)
    • Licenciado em Filosofi a pela Faculdade Anchieta de São Paulo (Fasp)
    • Professor titular da PUC-SP, em cursos de formação de professores para o ensino superior em nível de pós-graduaçã
    • Professor livre-docente e associado aposentado da Faculdade de Educação da USP
    • Pesquisador responsável pelo grupo de pesquisa Formação de professores e paradigmas curriculares – Forpec, da PUC-SP
    • E-mail: mmasetto@gmail.com; mmasetto@pucsp.br

Referências

ANGARITA, Antonio (org.). Construção de um sonho: inovação, métodos, pesquisa e docência. São Paulo, SP: FGV, 2010.

ARANTES-PEREIRA, Carolina. Processo de formação de professores universitários engajados no currículo por projetos da proposta integral de educação emancipatória da UFPR-Litoral. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2012.

ARAUJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo, SP: Summus, 2009.

BAIN, Ken. Lo que hacen los mejores profesores universitarios. Valencia: Universitat de Valencia, 2007.

BROOKFIELD, Stephen D. Understanding and facilitating adult learning. San Francisco, CA: Jossey Boss, 1986.

BACICH, Lilian; TREVISANI, Fernando de Mello (orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, RS: Penso, 2015.

BACICH, Lilian; MORAN, José Manuel (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre, RS: Penso, 2018.

CAMPOS, Luis Carlos de; DIRANI, Ely António Tadeu; MANRIQUE, Ana Lúcia. Educação em engenharia: novas abordagens. São Paulo, SP: Educ, 2011.

FAGUNDES, Maurício C. Mudar a universidade é possível? Desafios e as tensões de um projeto pedagógico emancipatório. Curitiba, PR: CRV, 2012.

GHIRARDI, José Garcez; VANZELLA, Rafael D. Faiardo (orgs.) Ensino jurídico participativo: construção de programas, experiências didáticas. São Paulo, SP: Saraiva, 2009.

EBLE, Kenneth Eugene. The craft of teaching: a guide to mastering the professor’s art. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1988.

KELLER-FRANCO, Elize. Currículo por projetos: inovação do ensinar e aprender na educação superior. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2008.

KNOX, Alan B. Helping adults learn. San Francisco, CA: Jossey Boss Publishers, 1987.

LENZ, Elinor. The art of teaching adults. New York, NY: CBS-College Publishing, 1982

MAMEDE, Silvia; PENAFORTE, Júlio César (orgs.). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova

abordagem educacional. Fortaleza, CE: Huicitec, 2001.

MASETTO, Marcos Tarciso. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo, SP: Avercamp, 2010.

MASETTO, Marcos Tarciso. Trilhas abertas na universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo, SP: Summus Editorial, 2018.

MENGARELLI, Rodrigo Rosi. Inovação curricular universitária: o constante processo de constituição político-pedagógica da UFPR Litoral e os desafios na formação de seus atores. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2017.

NAKAO, Osvaldo Shigueru et al. Nova escola de engenharia. Jundiai, SP: Paco, 2018.

PACHECO, Claudio R. de Freitas; MASETTO, Marcos Tarciso. O estágio e o ensino de engenharia. In: MASETTO, Marcos Tarciso (org.) Ensino de engenharia: técnicas para otimização das aulas. São Paulo, SP: Avercamp, 2007.

ROGERS, Carl. Liberdade para aprender. Belo Horizonte, MG: Interlivros de Minas Gerais,1972.

UFPR-LITORAL. Projeto político pedagógico, 2008.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

MASETTO, Marcos Tarciso. A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 32, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166651. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/166651.. Acesso em: 27 dez. 2024.