As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal

Autores

  • Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior Universidade Federal do Tocantins
  • Luciana Santos Almeida Theodoro Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166780

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Cultura organizacional, Instituto federal

Resumo

Para compreender que marcas a cultura da reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) pode imprimir em sua comunicação, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário qualiquantitativo junto a servidores e gestores, e a construção de um mapeamento da comunicação. Após análise dos aspectos culturais manifestados nesse mapeamento e posterior desvelamento da cultura organizacional, observou-se que a comunicação reflete aspectos culturais da reitoria do IFTO, uma organização que oscila entre os paradigmas funcionalista e interpretativista.

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Biografia do Autor

  • Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior, Universidade Federal do Tocantins
    • Pós-doutor pela Universidade de Coimbra, Portugal, e pela Universidade de Cádiz, Espanha
    • Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    • Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB)
    • Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e em Pedagogia pela UnB
    • E-mails: gilsonporto@uft.edu.br; gilsonportouft@gmail.com
  • Luciana Santos Almeida Theodoro, Universidade Federal do Tocantins
    • Mestre em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    • Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Educação Física pela Universidade do Estado de Goiás (UEG)
    • Técnica do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – campus de Palmas
    • E-mail: lucianasantal@gmail.com

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Publicado

2020-06-11

Como Citar

JÚNIOR, Francisco Gilson Rebouças Pôrto; THEODORO, Luciana Santos Almeida. As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 32, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166780. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/166780.. Acesso em: 30 dez. 2024.