O processo de construção da matriz de competências do Curso de Relações Públicas da PUC-PR
novos olhares no ensino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170928Palavras-chave:
Relações públicas, Perfil de egresso, Competências, Matriz curricularResumo
Este artigo apresenta como foi o processo de construção da matriz de competências do Curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). São relatadas as etapas realizadas pela instituição, pela coordenação e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, da concepção à implementação. Relata o DNA do curso, o perfil do egresso, bem como as competências e disciplinas que compõem a matriz curricular.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 2, de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Relações Públicas. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 out. 2013.
FÁVERO, Osmar et al. Juventude e contemporaneidade. Brasília, DF: MEC; Unesco, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1987.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo, SP: Loyola, 1998.
PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Conselho Universitário (Consun). Resolução n. 154/2017. Curitiba, PR, 2017.
PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Escola de Comunicação e Artes. Projeto pedagógico do curso de relações públicas. Curitiba, PR, 2019.
RIBEIRO, Max Elisandro dos Santos Ribeiro et al. História da educação. Porto Alegre, RS: SAGAH, 2018.
SCALLON, Gérard. A avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Curitiba, PR: PUCPRess, 2015.
SPRICIGO, Cinthia Bittencourt; OLIVEIRA, Jelson; MARTINS, Vidal. Mosaico de cinco cores: princípios orientadores para os processos de ensino e aprendizagem na educação superior. Curitiba, PR: PUCPRess, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.