Comunicação, dispositivo e espaço corporativo: a estratégia da promessa na dinâmica das organizações no capitalismo

Autores

  • Daniela Norcia Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Eugênio Rondini Trivinho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.173547

Palavras-chave:

Organizações corporativas, Comunicação organizacional , Dispositivo de comunicação , Promessa da comunicação , Macrodispositivo do social

Resumo

O artigo reflete sobre o dispositivo de comunicação e seu desdobramento corporativo como promessa da comunicação. A temática, pouco presente em estudos brasileiros sobre comunicação organizacional e afins, comparece fortemente na produção teórica francesa das duas últimas décadas. Inspirado na biopolítica de Michel Foucault e em abordagens francesas sobre o dispositivo de comunicação, o texto apreende a relação entre espaço corporativo e macrodispositivo do social, abrindo caminho para caracterizar a promessa da comunicação como estratégia inseparável da reprodução do capitalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Norcia Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

  • Eugênio Rondini Trivinho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Outra Travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, 2005.

AGAMBEN, Giorgio. Che cosè un dispositivo? Roma: Nottetempo, 2006.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

APPEL, Violaine; BOULANGER, Hélène; MASSOU, Luc. Dispositifs : discerner, discuter, distribuer. In: APPEL, Violaine; BOULANGER, Hélène; MASSOU, Luc (org.). Les dispositifs d'information et de communication : concept, usages et objets. Bruxelles: De Boeck, 2010. p. 9-18.

APPEL, Violaine; HELLER, Thomas. Dispositif et recherche en communication des organisations. In: APPEL, Violaine; BOULANGER, Hélène; MASSOU, Luc (Org.). Les dispositifs d'information et de communication : concept, usages et objets. Bruxelles: De Boeck, 2010. p. 39-57.

D'ALMEIDA, Nicole. Les promesses de la communication. Paris: Presses Universitaires de France, 2012.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1991.

DELEUZE, Gilles. O mistério de Ariana. Lisboa: Passagens, 1996.

DELEUZE, Gilles. Que és un dispositivo? In: BALIBAR, Ettiénne et al. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1999. p. 155-163.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 16. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2005.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população: curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica: curso no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

GAVILLET, Isabelle. Michel Foucault et le dispositif : questions sur l'usage galvaudé d'un concept. In: APPEL, Violaine; BOULANGER, Hélène; MASSOU, Luc (Org.). Les dispositifs d'information et de communication : concept, usages et objets. Bruxelles: De Boeck, 2010. p. 17-38.

GONÇALVES, Daniela Norcia. Comunicação organizacional no mercado financeiro contemporâneo: estratégias mediáticas de grandes companhias na era digital. 2019. 399f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

JACQUINOT-DELAUNAY, Geneviève; MONNOYER, Laurence (coord.). Hermès – Le dispositif entre usage et concept. Paris: C.N.R.S., 1999. n. 25.

JAUNALS, Brigitte. La culture de l'information: du livre au numérique. Paris: Hermès Sciences; Lavoisier, 2003. p. 374-376.

ORNICAR? Bulletin périodique du champ freudien. Paris: Lyse, 1977. n. 10, p. 62-93.

PERAYA, Daniel. Médiation et médiatisation : le campus virtuel. Hermès, Paris, n. 25, p. 153-167, 1999.

SARTRE, Jean-Paul. O que é a subjetividade? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

SIMONNOT, Brigitte. Les moteurs commerciaux comme dispositifs d'accès à l'information en ligne. In: APPEL, Violaine; BOULANGER, Hélène; MASSOU, Luc (Org.). Les dispositifs d'information et de communication : concept, usages et objets. Bruxelles: De Boeck, 2010. p. 95-115.

ŽIŽEK, Slavo. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Boitempo, 2003. (Coleção Estado de sítio).

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

GONÇALVES, Daniela Norcia; TRIVINHO, Eugênio Rondini. Comunicação, dispositivo e espaço corporativo: a estratégia da promessa na dinâmica das organizações no capitalismo. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 34, p. 58–70, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.173547. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/173547.. Acesso em: 18 nov. 2024.