A criação de uma marca-lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185145Palavras-chave:
Marca-lugar, Discurso político, CidadesResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre o discurso político e os aspectos simbólicos que integram a ideia de marca-lugar. A fundamentação teórica considera perspectivas de discurso, marca cidade e marca. Os resultados indicam que o discurso político é parte integrante da visão de cidade, estabelecendo-se como um elemento do contrato de comunicação entre os governantes e a população.
Downloads
Referências
CANEVACCI, Massimo. A Cidade Polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. Tradução de Cecília Prada. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Contexto, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Análise do discurso: controvérsias e perspectivas. In: MARI, Hugo; PIRES, Sueli; CRUZ, Amadeu Roselli; MACHADO, Ida Lúcia (org.). Fundamentos e dimensões da análise do discurso. Belo Horizonte: Carol Borges, 1999. p. 27-43.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto 2006b.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2006a.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília, DF: Editora da UnB, 2008.
FISCHER, Tânia. Gestão contemporânea, cidades estratégicas: aprendendo com fragmentos e configurações do local. In: FISCHER, Tânia. Gestão Contemporânea: cidades estratégicas e organizações locais. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996. p. 13-23.
HJARVARD, Stig. The mediatization of society: a theory of the media as agents of social and cultural change. Nordicom Review, Göteborg, v. 29, n. 2, p. 105-134, 2008.
KAPFERER, Jean-Noel. As marcas, capital da empresa – criar e desenvolver marcas fortes. São Paulo: Bookman, 1991.
KAVARATZIS, Mihalis; ASHWORTH, Gregory John. City branding: an effective assertion of identity or a transitory marketing trick? Place Brand Public Diplomacy, n. 2, p. 183-194, 2006.
LOWIE, Robert H. Organização social. In: PIERSON, Donald (org.) Estudos de organização social. São Paulo: Martins, 1970. v. 2, p. 139-155.
LYNCH, Kevin. The image of the city. Cambridge: The MIT Press, 1960.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna. São Paulo: Estação da Letras, 2006.
SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas e micropolítica. São Paulo: Summus, 2001.
SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3. ed. São Paulo: Summus, 1995.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
STRÖMBÄCK, Jesper; KIOUSIS, Spiro. Political public relations: principles and applications. New York: Taylor & Francis, 2011.
VERÓN, Eliseo. A produção de sentido. São Paulo: Cultrix, 1980.
VERÓN, Eliseo. Esquema para el análisis de la mediatización. Diálogos de la Comunicación, Lima, n. 48, p. 9-17, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rodrigo Maurício Freire Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.