Precisamos falar de Marx: e isso pode começar pela comunicação organizacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185740Palavras-chave:
Contradições, Capitalismo, Comunicação organizacionalResumo
Este artigo é uma provocação teórica que parte da constatação de uma lacuna nos estudos da comunicação organizacional. Para isso, nos fundamentamos na aproximação de Marx com a perspectiva praxiológica de Quéré, entendendo que essa articulação pode trazer contribuições para as investigações das contradições do capitalismo. Como resultado, o artigo apresenta o esboço de um trajeto metodológico para compreender objetos da comunicação organizacional, de modo que se revelem as contradições do capitalismo, contribuindo para a transformação da realidade.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho.11. ed. São Paulo: Boitempo, 2009.
BOUZON, Arlette; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes de. As revistas científicas de comunicação organizacional e suas marcas epistemológicas: um estudo comparativo entre França e Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 129-149, 2015.
CÓRDOBA, Sandra Orjuela. Entendiendo la comunicación en la organización a través de 10 revistas latinoamericanas. Organicom, São Paulo, v. 16, n. 30, p. 152-163, 2019.
EAGLETON, Terry. Marx estava certo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
GROHMANN, Rafael. Marx de volta? Na comunicação? Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 4, n. 4, p. 213-231, 2014.
GROHMANN, Rafael. As classes sociais na comunicação: sentidos teóricos do conceito. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
HARVEY, David. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.
JOAS, Hans. Interacionismo simbólico. In: GIDDENS, Anthony, TURNER, Jonathan (org.). Teoria social hoje. São Paulo: Ed. Unesp, 1999. p. 127-174.
KUNSCH, Margarida Krohling. Comunicação organizacional e Relações Públicas: perspectivas dos estudos latino-americanos. Revista Internacional de Relaciones Públicas, Málaga, v. 1, n. 1, p. 69-96, 2011.
LESSA, Sérgio. Lukács e a ontologia: uma introdução. Outubro, São Paulo, n. 5, p. 83-100, 2001.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.
MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. [S. l.]: Ed. Ridendo Castigat Mores, 1999.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro 1: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2015.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
POGREBINSCHI, Thamy. Pragmatismo: teoria social e política. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2005.
QUÉRÉ, Louis. De um modelo epistemológico da comunicação a um modelo praxiológico. In: FRANÇA, Vera Veiga; SIMÕES, Paula (org.). O modelo praxiológico e os desafios da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2018. p. 15-50.
ROMANCINI, Richard. O campo científico da comunicação no Brasil: institucionalização e capital científico. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
SANTOS, Gustavo Azevedo da Silva; CURVELLO, João José Azevedo. Teorias da comunicação organizacional: produção científica da Abrapcorp entre 2011 e 2012. In: CONGRESSO ABRAPCORP, 12., 2018, Goiânia. Anais […]. Goiânia: Abrapcorp, 2018. p. 169-175.
SANTOS, Maria Lúcia Salgueiro dos; QUADROS, Claudia Irene de. Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook. Organicom, São Paulo, v. 16, n. 31, p. 69-82, 2019.
SILVA, Daniel Reis; LIMA, Fábia Pereira. O discurso do empreendedorismo e inovação nas relações de trabalho. Organicom, São Paulo, v. 16, n. 31, p. 172-183, 2019.
SILVA, Luíza Mônica Assis; MAGALHÃES, Daniella Rocha. Prevenção e erradicação do trabalho infantil: mediações e comunicação pública. Organicom, São Paulo, v. 14, n. 26, p. 204-213, 2017.
SOUZA, José Crisóstomo de. Teses ad Marx: para uma crítica ao (não-)pragmatismo de Marx. Cognitio, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 115-144, 2012.
STUMPF, Ida Regina Chittó; BRANCO, Zuleika de Souza. Análise de citações dos artigos da Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (1985-2008). Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1esp., p. 93-109, 2010.
TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Dôuglas Aparecido Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.