O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição

Autores

  • Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Ary José Rocco Júnior Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Keynayanna Késsia Costa Fortaleza Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.190352

Palavras-chave:

Futebol, Clubes, Indústria do esporte, Instituições, Organizações

Resumo

Os clubes de futebol, além de serem entidades responsáveis pela gestão da equipe, são também espaços de socialização, de criação de memórias, ritos e manifestações profundas de torcedores. No Brasil, no entanto, ainda não há consenso sobre o papel organizacional desempenhado por tais entidades. Desta maneira, o objetivo deste artigo é, a partir de reflexões teóricas pautadas nos conceitos de organização e instituição, apontar caminhos para uma possível taxonomia organizacional de tais entidades dentro da indústria do esporte.

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Biografia do Autor

  • Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

    Doutorando em Ciências (EEFE/USP). Mestre em Ciências (EEFE/USP). Professor do MBA em Gestão do Esporte da Universidade Paulista (UNIP).

  • Ary José Rocco Júnior, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

    Livre-docente em Gestão do Esporte (EEFE/USP). Pós-doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Professor e Pesquisador da EEFE/USP Escola de Educação Física e Esporte.

  • Keynayanna Késsia Costa Fortaleza, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

    Doutoranda em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Mestra em Comunicação Social (PUC/RS). Representante Discente (ECA/USP).

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

CARLASSARA, Eduardo de Oliveira Cruz; ROCCO JÚNIOR, Ary José; FORTALEZA, Keynayanna Késsia Costa. O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 39, p. 160–170, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.190352. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/190352.. Acesso em: 27 dez. 2024.