Sobre sexismo e estereótipos de gênero: publicidade e espelhos de representação social

Autores

  • Maria Jose Nacci Universidad Argentina J .F. Kennedy

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201282

Palavras-chave:

Gênero, Publicidade, Estereótipos, Diversidade, Arte

Resumo

Analisamos velhos e novos estereótipos de gênero em propagandas de cosméticos de duas épocas: os anos 1950 e hoje. Setenta anos de mudança cultural se passaram entre os cortes temporais, mas muitos estereótipos parecem intactos. Baseando-nos em autores como Barthes e analisando o corpus publicitário selecionado, traçamos condições para o surgimento de discursividades emergentes a partir da inflexão sociopolítica dos movimentos #NiUnaMenos, na América Latina, e #MeToo e #BlackLivesMatter, em escala global. Inspirados por representações artísticas, procuramos contribuir para o desenvolvimento de uma comunicação publicitária não sexista e diversificada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Jose Nacci, Universidad Argentina J .F. Kennedy

    Doctora en Ciencias Sociales por la Universidad de Buenos Aires. Decana de la Facultad de Ciencias Sociales, Universidad Argentina John F. Kennedy. Directora del equipo de investigación sobre publicidad no sexista, Universidad Argentina John F. Kennedy.

Referências

AVON | Mirá de nuevo. Buenos Aires: Avon Argentina, 2021. 1 vídeo (54 s). Publicado pelo canal Avon Argentina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Sh-iQTMsKUc&ab_channel=AvonArgentina. Acesso em: 8 fev. 2023.

BARTHES, Roland. Retórica de la imagen. In: BARTHES, Roland. Lo obvio y lo obtuso: imágenes, gestos, voces. Barcelona: Paidós, 1986. p. 29-48.

EXPÓSITO, Francisca; MOYA, Miguel C.; GLICK, Peter. Sexismo ambivalente: medición y correlatos. Revista de Psicología Social, Abingdon, v. 13, n. 2, p. 159-169, 1998. doi: https://doi.org/10.1174/021347498760350641.

GRIMAL, Pierre. Diccionario de mitología griega y romana. Barcelona: Paidós, 2010.

La Roche-Posay lanzó una campaña de concientización sobre la piel – Ninch. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (30 s). Publicado pelo canal TotalMedios. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zmyZxoDCCGo&ab_channel=TotalMedios. Acesso em: 8 fev. 2023.

MIRÁ de nuevo a Avon. Buenos Aires: Avon Argentina, 2021. 1 vídeo (28 s). Publicado pelo canal Avon Argentina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ax3y76jlUQk&ab_channel=AvonArgentina. Acesso em: 8 fev. 2023.

PINEDA, Esther. Bellas para morir: Estereotipos de género y violencia estética contra la mujer. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2020.

SEXISMO. In: DICCIONARIO de la lengua española. Madrid: Real Academia Española, 2023. Disponível em: https://dle.rae.es/sexismo?m=form. Acesso em: 13 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

NACCI, Maria Jose. Sobre sexismo e estereótipos de gênero: publicidade e espelhos de representação social. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 41, p. 148–161, 2023. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201282. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/201282.. Acesso em: 21 nov. 2024.