Mulheres e Homens na USP e na Escola de Comunicação e Artes, entre 2000 e 2019
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.205769Palavras-chave:
Gênero, População Uspiana, Igualdade, ECA , Homens, MulheresResumo
Este artigo apresenta um recorte direcionado à Escola de Comunicações e Artes do projeto Mulheres e Homens da USP, que traçou um panorama inédito da população uspiana entre 2000 e 2019 sob a perspectiva de gênero. A partir dos dados disponíveis nos Anuários Estatísticos da Universidade de São Paulo (USP) de 2001 a 2020 e da análise descritiva das proporções de mulheres e homens na instituição, este levantamento permite ver uma relativa igualdade de gênero entre os estudantes, mas uma desigualdade persistente na carreira docente.
Downloads
Referências
ATLAS DO ESTADO BRASILEIRO. Rio de Janeiro, IPEA, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasestado/. Acesso em: 1 mar. 2022.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Mulheres nas áreas STEM da USP e a busca pela equidade. Jornal da USP, São Paulo, 15 set. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/mulheres-nas-areas-stem-da-usp-e-a-busca-pela-equidade/. Acesso em: 13 abr. 2022.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento; AGOPYAN, Vahan. Construir a igualdade. Jornal da USP, São Paulo, 11 mar. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/construir-a-igualdade/. Acesso em: 2 fev. 2022.
FERRO, Andrea Rodrigues; KASSOUF, Ana Lúcia Avaliação do Impacto dos programas Bolsa-Escola sobre o trabalho infantil no Brasil. Pesquisa e planejamento econômico, v. 35, n. 3, dez. 2005.
HIRATA, Helena. O trabalho de cuidado. SUR, São Paulo, v. 13, n. 24, p. 53-64, 2016.
IBGE. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101784_informativo.pdf. Acesso em: 6 fev. 2022.
LIMA JUNIOR, Antônio Teixeira et al. Igualdade racial. Brasília, DF: Ipea, 2015. (Políticas Sociais: acompanhamento e análise, n. 23).
OECD. Gender wage gap. Paris: OECD, 2022. Disponível em: https://data.oecd.org/earnwage/gender-wage-gap.htm#:~:text=The%20gender%20wage%20gap%20is,self%2Demployed%20on%20the%20other. Acesso em: 1 mar. 2022.
SANTOS, Maria Cristina Silva et al. Programa Bolsa Família e indicadores educacionais em crianças, adolescentes e escolas no Brasil: revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 6, p. 2233-2247, 2019. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232018246.19582017.
SILVA, Tatiana Dias. Ação afirmativa e população negra na educação superior: acesso e perfil discente. Rio de Janeiro: Ipea, 2020.
USP MULHERES. Representantes da USP participam de evento sobre gênero da Unión Iberoamericana de Universidades (UIU). USP Mulheres, São Paulo, 30 nov. 2021. Disponível em: http://uspmulheres.usp.br/representantes-da-usp-participam-de-evento-sobre-genero-da-union-iberoamericana-de-universidades-uiu/. Acesso em: 2 fev. 2022.
VAZ, Daniela Verzola. O teto de vidro nas organizações públicas: evidências para o Brasil. Economia e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 3 (49), p. 765-790, 2013. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-06182013000300007.
VIÉGAS, Lygia Viégas; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. A progressão continuada no estado de São Paulo: considerações a partir da perspectiva de educadores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 247-262, 2006. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-85572006000200008.
WORLD BANK. Worldwide bureaucracy indicators. Washington, DC: World Bank, 2022. Disponível em: https://datacatalog.worldbank.org/search/dataset/0038132. Acesso em: 1 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rodrigo Correia do Amaral, Rennan Valeriano Silva Lima, Maria Eduarda Martins Mendes Cordeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.