Envelhecimento feminino e etarismo nas organizações: o desafio da mulher madura no mundo do trabalho

Autores

  • Luciana Silva Corrêa Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.206721

Palavras-chave:

Etarismo, Envelhecimento, Trabalho, Comunicação organizacional, Mulher madura

Resumo

Estima-se que, em 2100, a população acima de 60 anos chegará a 40,3% do total de brasileiros. Esse fato aponta para o envelhecimento da força de trabalho e torna urgente a realização de estudos que discutam o fenômeno. Destacamos o envelhecimento das mulheres, alvo de duplo preconceito: o sexismo e o etarismo. Realizamos uma análise crítica, cultural e reflexiva, sobre o envelhecer feminino nas organizações, ressaltando o papel relevante da comunicação organizacional na construção de um ambiente de trabalho multicultural e aberto à diversidade

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Biografia do Autor

  • Luciana Silva Corrêa, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Especialista em Gestão da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP. MBA em Marketing pela ESPM-SP. Bacharel em Comunicação Social pela FAAP-SP. Possui carreira de mais de 20 anos como executiva nas áreas de Marketing e Comunicação, tendo atuado em empresas de diversos segmentos e portes, tanto nacionais quanto multinacionais. Educadora especializada no grupo etário 50+, curadora de conteúdo e gestora de projetos de educação corporativa e continuada com o foco na Longevidade e nas relações entre Gerações. Fundadora da LSC Educação e Projetos.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

CORRÊA, Luciana Silva. Envelhecimento feminino e etarismo nas organizações: o desafio da mulher madura no mundo do trabalho. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 41, p. 120–134, 2023. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.206721. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/206721.. Acesso em: 21 nov. 2024.