Brasileiros no exterior: percepções sobre suas características e seus comportamentos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.214569Palavras-chave:
Brasileiros no exterior, Opinião pública, Estereótipos sociais, Comunicação socialResumo
O objetivo deste trabalho é verificar a percepção dos brasileiros em relação às características, comportamentos e formas de vida da população brasileira que vive no exterior. Procuramos identificar nível de conhecimento, fontes de informação, referências e estereótipos construídos. Foi realizada pesquisa de opinião pública não probabilística, com aplicação de questionário. Destacamos que a ideia que se constrói simbolicamente do emigrante brasileiro está ligada à questão da origem comum e ao binômio espaço-tempo, essencial à perspectiva migratória. Porém, a percepção do grupo se edifica em um ambiente comunicacional composto por constructos mentais anteriores, não necessariamente de acordo com a realidade envolvida.
Downloads
Referências
ÁVILA, Otávio Cezarini. Autorrepresentação, performatividade e testemunho na Internet: a webdiáspora deslocada para a visibilidade do self migrante. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
COGO, Denise; BADET, Maria. De braços abertos… A construção midiática da imigração qualificada e do Brasil como país de imigração. In: ARAÚJO, Emilia; FONTES, Margarida; BENTO, Sofia. (eds.). Para um debate sobre Mobilidade e Fuga de Cérebros. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2013. p. 32-57.
COGO, Denise. Mídia, interculturalidade e migrações contemporâneas. Rio de Janeiro: E-paper, 2006.
ESCUDERO, Camila. A narrativa midiática de um processo transnacional: A imigração venezuelana para o Brasil por reportagens jornalísticas. Pauta Geral – Estudos Em Jornalismo, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 1-17, 2020.
ESCUDERO, Camila. Enquadramento e processos de midiatização na construção e interpretação de realidades dos brasileiros no exterior. Mediaciones, [s. l.], v. 19, n. 30, p. 279-297, 2023.
FARIAS, Luiz Alberto de. Opiniões voláteis: opinião pública e construção de sentido. São Bernardo do Campo: Metodista, 2019.
FARIAS, Luiz Alberto de; CARDOSO, Ivelise de Almeida; NASSAR, Paulo. Opinião pública: revoluções digitais na era da pós-verdade. In: FARIAS, Luiz Alberto de; LEMOS, Else; REBECHI, Claudia Nociolini. (orgs.). Opinião pública, comunicação e organizações: convergências e perspectivas contemporâneas. São Paulo: Abrapcorp, p. 211-234, 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
IPSOS. Perigos da percepção. Ipsos, Paris, 2019. Disponível em: https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/publication/documents/2019-01/perigos_da_percepcao_2018.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.
KRÜGER, Helmut. Cognição, estereótipos e preconceitos sociais. In: LIMA, Marcus Eugênio Oliveira; PEREIRA, Marcos Emanoel Pereira. (orgs.). Estereótipos, preconceitos e discriminação: perspectivas teóricas e metodológicas. Salvador: Edufba, 2004. p. 34-40.
LIPPMANN, Walter. Opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2008.
MRE – Ministério das Relações Exteriores. Comunidade brasileira no exterior: Estimativas referentes ao ano de 2020. Brasília, DF: Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, Departamento Consular, 2021.
OBMIGRA – Observatório das Migrações Internacionais. 2011-2020: Uma década de desafios para a imigração e refúgio no Brasil. Brasília, DF: OBMigra, 2021.
PARISER, Eli. O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você. São Paulo: Zahar, 2012.
RAVANELLO, Marília Moreira. Ética e interculturalidade no tratamento midiático das migrações: da produção dos conteúdos à recepção dos migrantes. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2024.
VESTENA, Carla Luciane Blum. O papel da mídia na formação da opinião pública: a contribuição de Bourdieu. Guairacá – Revista de Filosofia, União da Vitória (PR), n. 24 p. 9-22, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Escudero, Otávio Ávila
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.