Comunicação e cultura organizacional no home office: perspectivas de líderes na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.214641

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Cultura Organizacional, Trabalho Remoto, Pandemia

Resumo

Objetiva-se compreender os principais sentidos circulantes na percepção de um grupo de gestores sobre como a comunicação pode contribuir para a construção de sentidos da cultura organizacional no trabalho remoto, na pandemia. Adotou-se abordagem qualitativa e realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo, com entrevistas em profundidade com gestores de comunicação. Os resultados indicam que eles compreendem como papel da comunicação a transmissão de informações do contexto e a promoção de interação. Percebe-se também a relação de interdependência entre comunicação e cultura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista

    Livre-docente em Letramento Midiático; Doutora em Educação Escolar; Mestre em Comunicação e graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Professora do curso de graduação em Relações Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp; Autora do livro As relações públicas e a educação corporativa e co-autora do livro Relações Públicas Educativas: educação para a comunicação nos ambientes organizacionais.

  • Guilherme Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Graduado em Relações Públicas pela Unesp; Vice-coordenador do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Mídia e Acessibilidade Biblioteca Falada.

Referências

ABBAD, Gardênia da Silva et al. Percepções de teletrabalhadores e trabalhadores presenciais sobre desenho do trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 19, n. 4, p. 772-780, 2019.

ARÉVALO-MARTÍNEZ, Rebeca Illiana; VIEYRA MARÍN, Lilia Isabel. El papel de la comunicación y el liderazgo en las organizaciones: discurso, poder y valor. Revista Mexicana de Comunicación, La Rioja, v. 148, p. 1-6, 2021.

BALDISSERA, Rudimar. A comunicação no (re) tecer da cultura organizacional. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, n. 10, v. 6, p. 52-62, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2016.

BONNET, Jacques. Pandemia e mudanças nas organizações: migrações de conceitos e práticas. In: MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; GENEROSO, Isaura Mourão; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes (org.). Pesquisar em contextos de exceção: desafios da comunicação organizacional. Belo Horizonte: UFMG, 2023. p. 27-41.

EDELMAN. Trust Barometer 2023: navegando em um mundo polarizado. Edelman, [s. l.], 2023. Disponível em: https://www.edelman.com.br/sites/g/files/aatuss291/files/2023-04/2023%20Edelman%20Trust%20Barometer_Brazil%20Report_POR%20%281%29_0.pdf. Acesso em: 9 out. 2023.

EDELMAN. COVID-19 - Como as empresas estão lidando com a pandemia. Edelman, [s. l.], 2020. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/covid-19-como-as-empresas-estao-lidando-com-a-pandemia. Acesso em: 5 set. 2021.

FERRARI, Maria Aparecida. Reflexões sobre comunicação organizacional na América Latina: ventos da mudança na gestão da diversidade. Organicom, São Paulo, v. 18, n. 37, p. 23-35, 2021.

FERREIRA, Camila Silva; ANDRELO, Roseane. Cultura organizacional, comunicação e recepção: um olhar para as novas perspectivas. Comunicação & Informação, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 142-156, 2016.

FRANÇA, Maira Nani; RUIZ, Angélica Aparecida Parreira Lemos; GROSSI, Angela Maria. Teletrabalho: contexto, reflexões e perspectivas. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO/MÍDIA CIDADÃ, 15., 2021, São Paulo. Anais […]. São Paulo: ABPCom, 2021. Disponível em: https://abpcom.com.br/wp-content/uploads/2021/07/GT2-AngelaGrossi.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

FRANÇA, Vera Veiga. O objeto e a pesquisa em comunicação: uma abordagem relacional. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, Maria Immacolata Vassallo (org.). Pesquisa em Comunicação: Metodologias e Práticas Acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. p. 153-174.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação Organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Comunicação em interface com cultura. São Caetano do Sul: Difusão, 2013. p. 129-151.

LIMA, Fábia Pereira. Possíveis contribuições do paradigma relacional para o estudo da comunicação no contexto organizacional. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; SOARES, Ana Thereza Nogueira. Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. p.109-127.

LIMA, Fábia Pereira; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. O discurso e a construção de sentido no contexto organizacional midiatizado. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Contexto organizacional midiatizado. São Caetano do Sul: Difusão, 2014.

LIMA, Fábia Pereira; BASTOS, Fernanda de Oliveira Silva. Reflexões sobre o objeto da comunicação no contexto organizacional. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; LIMA, Fábia (org.). Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional. São Caetano do Sul: Difusão, 2012. p. 25-48.

MARCHIORI, Marlene. Cultura e Comunicação Organizacional: uma perspectiva de inter-relacionamento. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Comunicação em Interface com Cultura. São Caetano do Sul: Difusão, 2013. p. 101-115.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Métodos de Pesquisa em Comunicação: projetos, ideias, práticas. Petrópolis: Vozes, 2018.

MARQUES, Ângela Salgueiro; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Configuração do campo da Comunicação Organizacional no Brasil: problematização, possibilidades e potencialidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2015. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2477-1.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.

OLIVEIRA, Guilherme Ferreira de; ANDRELO, Roseane. Comunicação com Empregados no Trabalho Remoto: Percepções no contexto de Pandemia. In: CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DE RELAÇÕES PÚBLICAS, 16., 2022, online. Anais […]. São Paulo: Abrapcorp, 2022. Disponível em: https://proceedings.science/abrapcorp-2022/trabalhos/comunicacao-com-empregados-no-trabalho-remoto-percepcoes-no-contexto-de-pandemia?lang=pt-br. Acesso em: 17 out. 2022.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; ALENCAR, Terezinha Gislene Rodrigues. A dinâmica comunicativa no ambiente interno das organizações: inter-relação da comunicação formal com a comunicação informal. Organicom, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 209-219, 2013.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Objetos de estudo da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas: um quadro conceitual. Organicom, São Paulo, v. 6, n. 10-11, ed. especial, 2009.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, M. A. Desafios da comunicação interna: interferências da contemporaneidade. In: ESTRELLA, Charbelly; BENEVIDES, Ricardo; FREITAS, Ricardo Ferreira (org.). Por dentro da comunicação interna: tendências, reflexões e ferramentas. Curitiba: Champagnat, 2009. p. 13-28.

SILVA, Cássia Aparecida Lopes da; OLIVEIRA, Mônica Carvalho de; BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Organizacional e Empregados: Entre a Participação Manipulatória e a Humanização. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 16, p. 1-20, 2021.

SILVA, Cássia Aparecida Lopes da. Comunicação disciplinar na gestão do trabalho: práticas dos gestores para a manutenção do sistema produtivo pós-industrial. In: CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 11., 2017, Belo Horizonte. Anais […]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. Disponível em: https://editora.pucrs.br/anais/abrapcorp/assets/edicoes/2017/arquivos/46.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

SILVA, Sónia; RUÃO, Teresa; GONÇALVES, Gisela. O estado de arte da Comunicação Organizacional: as tendências do século XXI. Observatorio (OBS*), Covilhã, v. 14, n. 4, p. 98-118, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

ANDRELO, Roseane; OLIVEIRA, Guilherme Ferreira de. Comunicação e cultura organizacional no home office: perspectivas de líderes na pandemia. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 43, p. 69–81, 2023. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.214641. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/214641.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Dados de financiamento