Cultura organizacional e comunicação como antídotos para crises institucionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.214813Palavras-chave:
Cultura organizacional, Clima organizacional, Comunicação corporativa, Comunicação organizacionalResumo
As mudanças dramáticas e constantes no contexto econômico e sociocultural que caracteriza a sociedade moderna exigem das organizações a adoção de processos e mecanismos que lhes permitam, ao mesmo tempo, atender às demandas e expectativas dos públicos estratégicos e garantir a sua sustentabilidade. Nesse sentido, é fundamental a implementação de uma nova cultura organizacional, fundada em pressupostos básicos, como a sustentabilidade, a inclusão social, a diversidade corporativa, a acessibilidade e a adoção de um sistema competente de governança.
Downloads
Referências
FARIAS, Erika. Alertas globais chamam a atenção para o papel do trabalho na saúde mental. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 14 abr. 2023. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/alertas-globais-chamam-a-atencao-para-o-papel-do-trabalho-na-saude-mental. Acesso em: 1 ago. 2023.
FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional: formação, tipologias e impacto. São Paulo: Makron Books, 1991.
ICM – Institute for Crisis Management. ICM – Annual Crisis Report 2022. ICM, Indiana, 2022. Disponível em: https://crisisconsultant.com/icm-annual-crisis-report/. Acesso em 28 jul. 2023.
LI, Charlene. Liderança aberta: como as mídias sociais transformam o modo de liderarmos. São Paulo: Évora, 2011.
MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Paulo: Difusão, 2006.
MARCHIORI, Marlene; BULGACOV, Sergio. O ser e a comunicação dos saberes. In: Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Paulo: Difusão, 2010.
MARCHIORI, Marlene; BULGACOV, Sergio. Cultura e comunicação: perspectivas metateóricas. In: MARCHIORI, Marlene (org.) Perspectivas metateóricas da cultura e da comunicação. São Paulo: Difusão, 2013.
SANTAELLA, Lúcia. A relevância das comunidades virtuais na cultura organizacional. In: Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Paulo: Difusão, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wilson da Costa Bueno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.