ESG e tecnologia: como empresas divulgam aspectos ambientais, sociais e de governança no mundo digital?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220551

Palavras-chave:

Comunicação, ESG, Tecnologia e comunicação, Empresas responsáveis, Análise de dados

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar atuações corporativas na divulgação das práticas ambientais, sociais e de governança no mundo digital. Para isso, apoiou-se em discussões sobre ESG, tecnologia e comunicação. A identificação das empresas mais responsáveis (2013-2022) foi realizada a partir do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), em que se destacaram Natura, Itaú Unibanco e Grupo Boticário. Para análise das páginas sobre ESG, plataformas Semrush e Similarweb colaboraram na mensuração estatística e de audiência, enquanto as 10 heurísticas de Nielsen nortearam a avaliação da experiência do usuário.

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Biografia do Autor

  • Luiz Alberto de Farias, Universidade de São Paulo

    Livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam-USP). Comunicador Social – Relações Públicas e Jornalista.

  • Rafael Vergili, Universidade de São Paulo

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero. Comunicador Social – Relações Públicas.

  • Roberta Beatriz Attene, Universidade Metodista de São Paulo

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Especialista em Marketing e Gestão de Organização. Comunicador Social - Relações-Públicas. E-mail: robertabattene@gmail.com

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

FARIAS, Luiz Alberto de; VERGILI, Rafael; ATTENE, Roberta Beatriz. ESG e tecnologia: como empresas divulgam aspectos ambientais, sociais e de governança no mundo digital?. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 45, p. 340–358, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220551. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/220551.. Acesso em: 3 dez. 2024.