ESG e tecnologia: como empresas divulgam aspectos ambientais, sociais e de governança no mundo digital?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220551Palavras-chave:
Comunicação, ESG, Tecnologia e comunicação, Empresas responsáveis, Análise de dadosResumo
Este artigo tem como objetivo verificar atuações corporativas na divulgação das práticas ambientais, sociais e de governança no mundo digital. Para isso, apoiou-se em discussões sobre ESG, tecnologia e comunicação. A identificação das empresas mais responsáveis (2013-2022) foi realizada a partir do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), em que se destacaram Natura, Itaú Unibanco e Grupo Boticário. Para análise das páginas sobre ESG, plataformas Semrush e Similarweb colaboraram na mensuração estatística e de audiência, enquanto as 10 heurísticas de Nielsen nortearam a avaliação da experiência do usuário.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Fernando. Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
BERNERS-LEE, Tim; FISCHETTI, Mark. Weaving the web: the original design and ultimate destiny of the world wide web by its inventor. New York: Harper Business, 2000.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
GALLOWAY, Alexander R. Protocol: how control exists after decentralization. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2004.
GONÇALVES, Virgínia Nicolau. ESG é Assunto de Investidores. In: Caderno de comunicação da agenda ESG com o mercado e investidores. Rio de Janeiro: Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável ,2023. Disponível em: https://cebds.org/wp-content/uploads/2023/10/CEBDS_CadernoSustentabilidade-out_2023.pdf. Acesso em: 4 nov. 2023.
GUTTILLA, Rodolfo Witzig. Como implementar uma estratégia ESG: do propósito à ação. São Paulo: Aberje, 2023.
JOSGRILBERG, Fabio Botelho; SENADOR, André. ESG, reputação e “a razão da simpatia, do poder, do algo mais e da alegria”. In: NASCIMENTO, Juliana Oliveira (coord.). ESG: O cisne verde e o capitalismo de stakeholder – a tríade regenerativa do futuro global. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2022. p. 251-262.
NIELSEN, Jakob. 10 Usability Heuristics for User Interface Design. Nielsen Norman Group, [s. l.], 24 abr. 1994. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/. Acesso em: 22 nov. 2023.
RANKING Merco de responsabilidade ESG. Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, entre 2013 e 2022. Disponível em: https://www.merco.info/br/ranking-merco-responsabilidad-gobierno-corporativo. Acesso em: 2 out. 2023.
TERRA, Carolina Frazon. Relações Públicas na era dos megafones digitais. In: FARIAS, Luiz Alberto de (org.). Relações públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011. p. 263-284.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz-Alberto de Farias, Rafael Vergili, Roberta Beatriz Attene
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.