Perspectivas contemporâneas sobre marcas: um estudo sobre abordagens e dinâmicas na comunicação

Autores

  • Dôuglas Aparecido Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.223715

Palavras-chave:

Marcas, Comunicação, Perspectivas de pesquisa

Resumo

Este artigo investiga as abordagens contemporâneas empregadas por pesquisadores da área de Comunicação para estudar marcas, refletindo sobre o conceito multifacetado e dinâmico dessa temática. Por meio da análise sistemática de 77 artigos publicados em revistas brasileiras entre 2018 e 2023, o estudo identifica e discute cinco eixos temáticos principais: cultura e valores sociais; economia e mercado; ética e responsabilidade social; experiência dos públicos; e identidade visual e simbolismo. Os resultados apontam para uma riqueza de perspectivas que demonstram a complexidade do assunto e a possibilidade de encará-lo de diversas formas.

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Biografia do Autor

  • Dôuglas Aparecido Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG).

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

FERREIRA, Dôuglas Aparecido. Perspectivas contemporâneas sobre marcas: um estudo sobre abordagens e dinâmicas na comunicação. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 45, p. 359–372, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.223715. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/223715.. Acesso em: 23 nov. 2024.