A comunicação pública nos desertos de notícia: uma análise a partir de 25 municípios brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224219

Palavras-chave:

Comunicação pública, Desertos de notícia, Governos locais, Plataformas de mídia social

Resumo

Este artigo analisa as plataformas de mídia social de prefeituras em 25 municípios considerados desertos de notícia, com a observação sistemática de 1.523 publicações realizadas em novembro de 2023. O objetivo foi avaliar se esses canais eram utilizados a partir dos princípios da Comunicação Pública. Constatou-se que o Facebook e o Instagram foram os mais utilizados para divulgar ações governamentais em detrimento de informações consideradas serviços públicos sociais. A área cultural obteve o maior número de postagens.

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Biografia do Autor

  • José Agnaldo Montesso Junior, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul-Minas) e em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Jornalista profissional graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Diretor regional em Minas Gerais da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

MONTESSO JUNIOR, José Agnaldo. A comunicação pública nos desertos de notícia: uma análise a partir de 25 municípios brasileiros. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 45, p. 219–234, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224219. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/224219.. Acesso em: 21 dez. 2024.